Pesquisar no blog

sábado, 26 de junho de 2010

Rol de procedimentos da ANS exclui implante auditivo


Rol de procedimentos da ANS exclui implante auditivo

Ligia Tuon
O novo rol de procedimentos com 73 coberturas adicionais obrigatórias aos planos de saúde, definido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), está em vigor desde o último dia 7. Entretanto, não há cobertura para cirurgias como o implante coclear, procedimento importante para deficientes auditivos, que podem voltar a ouvir ao custo aproximado de R$100 mil. E a determinação atinge em cheio segurados com idade entre 6 e 18 anos — cuja deficiência seja congênita –, que não têm direito de realizar a operação.
É o caso de Amanda de Carvalho, que completará 6 anos em outubro. A menina tem surdez progressiva e, segundo os médicos, em pouco tempo perderá 100% da audição. Porém, o grau de deficiência auditiva dela ainda não alcança o nível adequado para a realização do procedimento. Com a exclusão, resta a Amanda aguardar para ser atendida pelo Sistema Unificado de Saúde (SUS), do governo federal.
No entanto, a espera na rede de saúde pública chega a a um ano. E, com a medida da ANS, esta fila deve aumentar relativamente. “Como vou dizer a ela que, de uma hora para outra, vai parar de fazer tudo isso?”, diz a mãe, Sheila Carvalho.
“Na idade de Amanda, ficar um ano sem ouvir pode trazer uma degeneração da fala, já que ainda está adquirindo vocabulário e estruturando a linguagem”, explica a fonoaudióloga Cristina Onuki, especialista em reabilitação auditiva da Unicamp.
O motivo alegado pela agência reguladora para a excluir a faixa etária da qual a jovem garota seria o baixo aproveitamento dos benefícios no pós-operatório. Segundo Bruna Delocco, fonoaudióloga especialista em regulação da ANS, a criança com a deficiência congênita não desenvolve a região do cérebro responsáveis pelo desenvolvimento do sistema auditivo.
Outra cirurgia excluída do novo rol foi de implante coclear bilateral (nas duas orelhas). Como a regra não era clara, algumas pessoas conseguiram, por meio de uma liminar na Justiça, se submeterem ao procedimento por conta dos planos. É o caso do assessor técnico Walter Kuhne. “Sem o implante bilateral, eu teria muita dificuldade de escutar em ambientes ruidosos.”
A equipe médica do doutor Robinson Koji, coordenador do Grupo de Implante Coclear do Hospital das Clínicas fez o implante bilateral coclear em 24 pacientes pelo convênio só nos últimos 3 anos. Além de enxergar a legislação antiquada, o especialista vê muitas contradições no dispositivo. “A literatura cientifica mundial moderna já comprovou a importância do implante bilateral, principalmente na faixa etária excluída pela ANS.”
A ANS ainda não sabe dimensionar o custo benefício do implante bilateral, mas admite que sobrecarregaria financeiramente os convênios. “Devemos beneficiar o maior número de pacientes com os recursos limitados a que dispomos”, diz Bruna Delocco.
Sheila Carvalho com a filha Amanda, de 5 anos, que tem como recursos esperar a fila do SUS se quiser voltar a ouvir -- Foto: Paulo Libert/AE
Sheila Carvalho com a filha Amanda, de 5 anos, que tem como recursos esperar a fila do SUS se quiser voltar a ouvir — Foto: Paulo Libert/AE

sexta-feira, 25 de junho de 2010

CATEGORIA 3



Dia 10/06 fomos ao 9º mapeamento de Marcelo, é 9º mapa, nossa acordamos cedinho lá fomos nós num frio de 19 ºc, aqui no Rio, em Sampa nossa estava 14ºc, mas tudo bem, pegamos o Táxi e lá chegamos na FORL, ao chegarmos encontramos uma amiga do Inosel, Rosangela mãe do Gabriel, depois veio falar comigo uma outra mãe, mãe essa que eu não conhecia, mas a filha eu conhecia, Cristine uma linda menina de 16 anos que a conehcemos na igreja Batista Barão da Taquara, conversamos e muito e ela foi retirar os pontos e Marcelo ficou feliz de rever a amiga.
Então ficamos sabendo que a Fga agora que fará os mapas de Marcelo será uma amiga já para nós, ela foi quem avaliou periodicamente o Marcelo no processo de avaliação. 
Então veio a linda e competente Fgº Kellen, muito amável como sempre.
Marcelo foi com ela e depois de quase uma hora de audiometrias e testes de fala e de audição, ela me chamou e com sorriso nos lábios, vamos Mônica e lá fomos nós, qdo entrei na sala ela me falou alegremente.

O MARCELO ESTÁ ÓTIMO!!!

Nossa eu fiquei muito emocionada qdo ela me disse isso, ele está com 1ano e meio de IC e subiu de categoria, ele está na categoria 3,  e ela pacientemente me explicou o que era isso.
É qdo o paciente começa a compreender a fala, ou seja eu já tinha percebido isso, ele ouve e sabe que ouve, agora ele quer saber o que estamos falando qdo não vê a LOf ( Leitura Labial).
É e ainda falou, Marcelo está evoluindo, e eu dando graças a Deus, graças a Deus por isso.
E tbém deu méritos ao trabalho que vem sendo feito pelas fonos que estão agora com Marcelo.
Agora não desde Outubro de 2009, Marcelo vem sendo atendido carinhosamente pela Fgª Regilane, no Consultório da Fgª Leila Manhães de Paula.
Endereço do consultório: Rua Jardim Botânico, nº 700 ao lado da ABBR.
E a fono de SP deu parabéns ao trabalho que vem sendo feito, tbem falou muito bem da escola INOSEL, falou da parte pedagógica tbém que vem crescendo a cada dia.

É ASSIM, RESUMO ESSE MAPA EM FRUTOS.....

Só eu e Deus sabemos tantas lutas, tantas batalhas e tantas vitórias que vem nos acontecendo, mas no meio delas, muita oração e muita intercessão de um Deus que nos quer ver felizes.....
Eu agradeço a cada uma das mulheres que Deus tem colocado em nossas vidas, para somar....
Fgª Leny Meirelles, Deus te usou como um divisor de águas...
Profª Thatiana, (palavras dela) " Marcelo vc sabe para de preguiça"...
Profª Irene ( Inosel), Fez com que meu Marcelo desabrocha-se no Português, dicionário visual, meu Deus como nos ajudou e ainda ajuda.
Profª Fátima, uma explosão em pessoa, faz com que ele se sinta seguro e vá em frente...Emoção Pura.....
Fgª Regilane, Dedicação, carinho e compreensão. Obrigada minha querida, cada avanço Marcelo do Marcelo, graças a Deus e a vc.....
Fgª Leila Manhães de Paula, obrigada pela compreensão de atender o Marcelo mesmo sabendo que estamos num momnento difícil financeiramente, muito obrigada... 

Meninas queridas, todos esses frutos são com sabor de vitória, recebam esta postagem como um agradecimento de uma mãe que acredita em seu filho e confia em vcs....

terça-feira, 1 de junho de 2010

Uma nova fase na vida de Marcelo.....



Aos seus 13 anos de vida, hj Marcelo ouve.....Sim ele ouve......Não compreende tudo AINDA mas ouve, é lindo ver a cada dia as descobertas auditivas de Marcelo, cada som, cada palavra dita com mais clareza....

Mas na vida tudo são fases e a ADOLESCÊNCIA na vida de Marcelo chegou com força total....
Eu achei que demoraria pq Marcelo sempre foi muito criança, mas a fase mudou e hj tenho um rapazinho dentro de minha casa, um rapaz cheio de vida e de saúde, e ouvindo...
Chamo-o e ele vem que vem respondendo Oi mãe, fala!!!!
Sonho realizado.....
Hj Marcelo estuda no INOSEL, www.inosel.org.br Uma escola inclusiva, referência no Rio de Janeiro onde a metodologia de ensino é a comunicação entre surdos e ouvintes, Comunicação Total, lá eles são estimulados de todas as formas de linguagem, Oralização, Libras e Leitura OroFacial, enfim tudo que sonhei pro meu Marcelo, masssssss.....Como na vida de nossos filhos passamos por fases, a fase do Marcelo no Inosel está chegando ao fim....É ISSO MESMO......
Eu lutei e consegui que ele voltasse pra lá, lá é ótimo, as fonos são maravilhosas mas, Ele quer voltar a estudar em escolas somente de ouvintes, hj ele sente essa necessidade de se desafiar, ele me afirma claramente que ELE PODE SIM, estudando e se esforçando mais ainda....
São horas a fio de estudos intensivos, EU E ELE....
O MSN tem muito o ajudado e hj ele já graças a Deus constrói frases inteiras, textinhos e os comprende melhor.....
Amigos queridos, MEU MARCELO GORDINHO, FOFINHO CRESCEU.....E APARECEU......
Enfim estou em lágrimas de alegria, meu menino agora é um rapazinho de 13 anos, com maturidade para a sua idade....

FELIZ MUITO FELIZ COM MEU MARCELO....