Pesquisar no blog

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Relatos da Fonoterapia.



E lá se vão 2 anos e meio de implante coclear, hoje Marcelo graças a Deus ouve tudo em sua volta, por enquanto somente por um lado, mas em breve virá sons por todos os lados, demos entrada na ação pra conseguir o IC bilateral e SISTEMA FM  e a Manutenção de tudo pelo SUS.
Mas vamos falar um pouco de como tem sido a fonoterapia com a fono nova, um mês que Marcelo está com ela e nós ( eu e ele ) estamos amando, ela é atenciosa e muito dinâmica, ela faz os treinos com ele e depois me passa tudo, me ensina mesmo, como sempre brinco estou uma pós graduada em fonoaudiologia, nós mães de crianças surdas somos multi-profissionais, rsrs...
Então, hoje Marcelo ouve todos os sons de Ling, discrimina todos sem errar, sem precisar de pista visual( LOF) somente com a audição, ele sabe dizer que é batida de porta, se é latido de cachorro, na música se é som fino ou grosso, se é tambor ou piano, enfim ele ouve mesmo, se só são pessoas falando ou música tocado...
As palavras se forem soltas treinadas com LOF antes de 10 palavras ele acerta 7 sendo com número de sílabas diferentes, mas se forem com o mesmo  número de sílabas ele precisa de mais treinos e pistas auditivas, como pronunciar a palavra dando um pouco mais de ênfase na primeira sílaba, isso é o máximo.
Uma coisa que ele tá fazendo e vem melhorando a cada dia é completar verbos e substantivos nas frases, isso tem ajudado muito na estruturação de textos e  frases, ajuda mesmo.
Estamos num momento de começo, que tudo no começo é difícil, é assim:
1º Mostramos as palavras que serão lidas, depois usando LOF, depois sem nenhuma pista, e detalhe sem parafrasear a voz, falando normalmente.
2º Depois produzimos uma frase, pra ele completar com as palavras a serem treinadas;
3º Agora que é o difícil, ele tem que encontrar na frase a palavra que ele treinou sem LOF só com a audição.
É difícil...E ainda falando normalmente, falo isso por que eu sempre falei com Marcelo devagar, mas a fono disse que não posso tenho que falar com normalidade, ele precisa aprender a ouvir as pessoas falando normalmente.
Isso tudo é muito gratificante saber por que ele tem ma força de vontade tamanha, ele treina comigo uma hora direto diariamente, sem se queixar, por isso que digo, nós mães somos continuadoras de tratamento...
A fono nos orienta e nós colocamos em prática, por que a maior parte do dia nós a família estamos com eles, eu sempre digo as famílias que me procuram perguntando de IC, é trabalho que virá pela frente....
Mas a recompensa é linda e emocionante...

OBRIGADA SENHOR !!!

Nenhum comentário: