Pesquisar no blog

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

2 ANOS DE IMPLANTE COCLEAR



É isso mesmo queridos amigos,lá se vão 2 anos de IC, parece que foi ontem que cheguei aqui cheia de dúvidas e incerteza a cada informação, mais dúvidas e a desmistificação dos mitos do IC foram caindo e nós a família chegando a certeza que estávamos índo no caminho certo,assim foram durante as avaliações, cada ída e vinda de SP eram perguntas que íam sendo respondidas e certeza cada um de meus amigos daqui me davam, força e ânimo. Diante destes dois anos, nós aprendemos muito, aprendemos a ter mais calma e menos ansiedade, é IC não combina com ansiedade e isso eu aprendi por aqui......E lá se vão novas esperanças, de que em 2011 meu MARCELO CRESÇA MAIS E MAIS, amadureça mais e mais e explore a cada dia mais e mais os benefícos do IC....
Agradeço a Deus por me apresentar amigos mais que chegados que irmãos, amigos que viveram,vivem e ou viverão uma experiência tão maravilhosa como eu vivi e vivo por aqui....Somos testemuhas oculares de milagres diários de nossos filhos ou mesmo lendo milagres pelos quatro cantos deste mundo....Surdos que ouvem...Surdos que falammm e graças a Deu meu filho faz parte desta estatística....Hoje ele vive uma novidade de vida, hj ele não mais ouve somente com os olhos, hoje ele é mais completo, tem graças a Deus a AUDIÇÃO, mesmo que por meio de um dispositivo maravilhoso que é o IC....
Amigos queridos, obrigada por cada ajuda e aproveito para lhes desejar FELIZ NATAL.....

Mônica Mendonça
Mãe de Marcelo Puche Junior
Implantado em 17/12/08
Ativado em 20/01/09
Freedon- Drº Robinson Koji

OBRIGADA MEU  DEUS......

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Ensino Fundamental 2º segmento....



É amigos queridos enfim conseguimos, mais um ano de lutas e batalhas na Língua Portuguesa, nas interpretações e em tudo que se refere a entender e interpretar o Português, pro meu Marcelo é difícil,se eu falasse que ele tem facilidade de aprender o Português com todas as suas regras eu estaria mentindo, mas com muito esforço e dedicação ele conseguiu, mais uma batalha vencida....
Ele passou Diretttoooo, sem precisar de recuperação...
Tem limitações, sim ele tem...Mas também tem muiiiita força de vontade, tem uma determinação que me faz sentir-me a mãe mais feliz deste mundo.... Ele vai atrás de seu sonho, lê várias vezes até entender, até gravar as respostas e mesmo que na hora da prova não lembre de tudo, ele lembra e Deus o ajuda pq estudou...
Eu tenho uma gratidão imensa ao Inosel e especialmente as Professoras Irene, Karine & Fátima, que acreditaram nele, o ajudaram e muitas das vezes puxaram sua orelha( modo de dizer, rsrs), a Fgª Marisa.
Enfim começa mais um ciclo de vida do meu filhão que com a garra que tem vai em frente....

Obrigada.....

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Uma Mãe Especial.....




"A maioria das mulheres torna se mãe por acidente, muitas por opção, algumas por pressões sociais e umas poucas por hábito.
Este ano, aproximadamente 100.000 mulheres serão mães de crianças com algum tipo de deficiência física ou mental. Alguma vez você já se perguntou como Deus escolhe as mães de crianças deficientes?
De alguma forma, eu visualizo Deus passeando sobre a Terra, selecionando seus instrumentos para a preservação da espécie humana com grande cuidado e deliberação. À medida em que vai observando, Ele manda seus anjos fazerem anotações num bloco gigante.
"Mônica Mendonça, terá um menino;"
"Susana Carvalho, terá três filhos: Sara, Miguel e Emanuel;"
"Miriam terá uma menina, Thayz..."
Finalmente, Deus dita um nome a um dos anjos, sorri e diz: "Para esta, mande uma criança surda".
O anjo cheio de curiosidade, pergunta: "Por que justamente ela, Senhor? Ela é tão feliz".
"Exatamente", respondeu Deus, sorrindo. "Eu poderia confiar uma criança deficiente a uma mãe que não conhecesse o riso? Isto seria cruel".
"Mas será que ela vai ter paciência suficiente?", pergunta o anjo.
"Eu não quero que ela tenha paciência demais, senão vai acabar se afogando num mar de desespero e auto compaixão. Quando o choque e a tristeza iniciais passarem, ela controlará a situação. Eu a estava observando hoje. Ela tem um conhecimento de si mesma e um senso de independência que são raros e, ao mesmo tempo, tão necessários para uma mãe. Veja, a criança que eu vou confiar a ela tem seu mundo próprio. Ela tem que trazer esta criança para o mundo real e isto não vai ser fácil".
"Mas Senhor, eu acho que ela nem acredita em Deus".
Deus sorri "Isto não importa, dá se um jeito. Esta mãe é perfeita. Ela tem a dose exata de egoísmo que vai precisar".
O anjo engasga. "Egoísmo? Isto é virtude?"
Deus balança a cabeça afirmativamente. "Se ela não for capaz de se separar da criança de vez em quando, ela não vai sobreviver. Sim, aqui está a mulher a quem vou abençoar com uma criança menos "perfeita" do que as outras. Ela ainda não tem consciência disto, mas ela será invejada.
Ela nunca vai considerar banal qualquer palavra pronunciada por seu filho. Por mais simples que seja um balbucio dessa criança, ela o receberá como um grande presente. Nenhuma conquista da criança será vista por ela como corriqueira. Quando a criança disser "Mamãe", pela primeira vez, esta mulher será testemunha de um milagre e saberá reconhecê-lo. Quando ela mostrar uma árvore ou um pôr-do-sol ao seu filho e tentar ensiná-lo a repetir as palavras "árvore" e "sol", ela será capaz de enxergar minhas criações como poucas pessoas são capazes de vê-las.
Eu vou permitir que ela veja claramente as coisas que Eu vejo - Ignorância, Crueldade, Preconceito - e vou fazer com que ela seja mais forte do que tudo isso. Ela nunca estará sozinha. Eu estarei aqui ao seu lado".
"E quem protegerá essa mãe?" pergunta o anjo, com a caneta na mão. Deus novamente sorri " Basta que ela se olhe num espelho".
" Eu enviei meu filho Jesus Cristo neste mundo, para vos ensinar que tudo podemos quando Deus é o nosso fortalecedor..."
Uma adaptação feita por Mônica Mendonça, do livro " The Special Mother " de Erma Bombeck.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Música para os ouvidos dele !!!!




É assim mesmo, estava eu esperando na sala de espera da Fonoterapia, quando de repente ouvimos uma música alta e boa de ouvir, e eu disse :
Nossa de onde vem essa música ?
Eram as Fgas Leila Manhães e Regilane treinando com música o Marcelo, que legal, ele ama música, ele ainda não consegue entender o que diz as músicas, porém sabe quando está tocando uma música, sabe e ama ouvir...
E canta junto.....hahaha....Eu era vista como maluca quando dizia aos meus familiares que um dia que Deus sabia quando e qual meu filho lindo ouviria......
Ai tá bom né, de alguns dias pra cá tenho percebido outra diferença de ele me dizer a todo momento:
Mamãe por favor, fala mais devagar...Olha que avanço...
Ele começou agora mesmoooo a entender o que eu digo, tanto com LOF, quanto ouvindo..Eu sabia que ele entendia, mas Ele recisava ter esta certeza, ele precisava amadurecer nesta área de sua vida e chegou esse tempo.
Prova disso foi hj, voltamos da fono, no ônibus do metrô, depois dentro do metrô, ele me dizia a mulher está falando, e eu quem:
Ele no alto falante aqui em cima... E eu noooooosssa ele está escutando mesmo!!!!!
Depois desses dois transportes, pegamos o trem para chegar mais rápido em casa, ain.....Olha só!!!

Estávamos eu e ele batendo um papinho dentro do trem, e algumas meninas sentadinhas no banco olhando fixadamente a nossa conversa, e quem já andou de trem sabe, que é um sacode-sacode só.
" Acho que não relatei isso aqui, Marcelo usa a linguagem Bilingüe, ele sabe Libras também, mas entre nós ele não usa, usa somente com seus amigos sinalizados.."
Ai voltando pro papinho de trem, ele segurando no apoio do trem qdo de repente, ele me falou que estava entendendo tudo que eu estava falando e eu tbém.....E ele ficou todo bobo... Todo feliz !!!
E eu vi meu filho pela primeira vez ter noção de que as pessoas entendem o que ele fala, e as meninas achando o máximo ele falando....

É A CADA DIA QUE PASSA TENHO MAIS CERTEZA DE QUE CADA TREINO AUDITIVO, CADA PALAVRA REPETIDA, CADA NOITE EM CLARO, PENSANDO O QUE FAZER PARA REFORÇAR ESTE OU AQUELE FONEMA, NÃO FOI EM VÃO, PQ HJ TENHO MEU FILHO
CRESCENDO E ENTENDENDO, TENDO UMA VIDA NORMAL.
AINDA TEMOS UMA TRILHA A PERCORRER PORÉM SABENDO QUE HÁ SOLUÇÃO, QUE HÁ ESPERANÇA....

OBRIGADA DEUS.... OBRIGADA...

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Ouvir!!! Um sonho possível.....





Esse vídeo mostra mais uma fonoterapia de Marcelo com sua Fgª Regilane, aqui ela está treinando com ele discriminação auditiva.
Graças a Deus até pra mim mãe dele e ajudadora foi uma surpresa, com ela ele fica bem atento aos sons, ele faz o possível para discriminar, mas sabemos que tudo na vida de uma criança deficiente auditiva tem um tempo, foram 11 anos de privação sonora, somente sendo estimulado por AASI ( Aparelho de Amplificação Sonora Individual ) que ele não tinha ganho pra fala, por isso batalhamos diariamente para que a cada dia os avanços com o IC venha ser cada vez mais e mais significativo...
Agradeço a Deus são quase 2 anos de puros sons....

Eu chamo:

Marcelo vem cá.

E ele responde:

Espera...

Hahahahahahaaaaa é muita benção..... Glórias a Deus !!!!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Estimulando e sendo estimulado....



Na vida de nós ouvintes seria tão normal ouvir a voz de nossos amigos né...
Mas na de uma pessoa que nasceu surda e teve o privilégio de começar a ouvir adolescente não é nada normal, é fruto de muito treino e horas diárias de esforço e dedicação....
Assim tem sido a vida de meu Marcelo, horas a fio de treinos e barreiras sendo vencidas uma a uma...
Ontem dia 09/11/10 ele foi a mais uma fonoterapia no Consultório da Fgª Leila, então ele chega e a fono logo o chama pelo nome:

Marcelo......e o mais legal que ele já discrimina o que ela diz, só ela, hahaha....Como ele mesmo fala a Fgª Sandra fala diferente, ele está mais acostumado com a voz da Fgª Regilane...
Enfim acabou a fonoterapia e vieram ele e a amiga de sala de aula e de fono Yasmine....
Felizes da vida que um ouvia e discriminavam o que o outro dizia pra fono, isso é o máximo....
São milagres vistos a olhos nús, eu sou testemunha de milagres diariamente.
Ficamos tão felizes, nós as mães e as fonos então nem preciso dizer a alegria delas de ver estes avanços....

Tenho que agradecer todos os dias a Deus, por ter colocado pessoas maravilhosas na vida dele...

Obrigada casa uma de vcs !!!!

OBRIGADA SENHOR POR TUDO !!!

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Entendendo o que ouve !!!



São quase dois anos de muito trabalho e de repente, o bombeiro passar na rua onde moramos e ele me responde assim, naturalmente:
O bombeiro né, Mamãe !!!!
E eu sim, é o bombeiro....
Enfim são avanços, conquistas diárias, não é fácil nem muito menos rápido os avanços do IC, pelo contrário cada caso é um caso, cada criança é uma criança, precisamos nós " A família é ter calma, paciência a trabalhar...."
Sim trabalhar muiiiiito com a criança, estimulando a todo tempo, mostrando tudo o que está em sua volta tem som....
Assim foi aqui em casa e hj com quase dois anos de IC, Marcelo já ouve claramente:
Seu nome, o nome de sua irmã, Bom dia, boa tarde, boa noite, as vogais, os fonemas mais graves, algumas palavras, as que usamos mais no dia a dia....
Na rua eu chamo e ele já me ouve, já sabe se eu estou falando ou Laís, já distingue que minha voz é diferente de crianças por exemplo, os sons ambientais ele já ouve e discrimina quase todos.
Enfim, são dias de trabalho reforçado, dia de conquistas e muita felicidade....

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Treinando frases.... Força de Vontade....

É treinando frases para melhorar na estruturação e também melhorar na articulação dos fonemas, foi um pedido meu a fono de Marcelo.
Então Regilane( Fono de Marcelo) nos propôs a trazer pra casa frases feitas com método Perdonsini, pra ajudar na estruturação das frases e outras pra ajudar na parte de linguagem, ou seja, na articulação dos fonemas.
E ai está Marcelo lendo as frases para treinar e melhorar a cada dia mais e mais...
Costumo dizer e é a prura verdade, que deficiência auditiva não combina com preguiça, criança D.A desde pequena está acostumada a treinar e treinar....
Treinar os sons para aprender os barulhos....
Treinar a fala para saber falar ( oralizar)
Treinar a Leitura Labial ( Leitura dos lábios)
Enfim fazer fono 2x ou 3x ou 4x por semana e aprender a falar certinho, enfim para ter uma boa dicção é preciso treinar sempre, é preciso muita força de vontade para aprender a gramática, onde e quando usar as palavras e os verbos e isso graças a Deus Marcelinho tem de sobra.
" FORÇA DE VONTADE"
Nada na vida dele foi fácil nem a vida mesmo, quando ele nasceu quase morto lutou para sobreviver,e hj está lindo e robusto com seus 14 anos de vida, realizando um sonho nosso da família e dele também, sempre quis ouvir...
Ouvir era um sonho antigo dele, porque nasceu D.A  e com 10 anos de vida descobriu que não escutava, ou seja, que era Surdo...E desde então me perguntou o que precisaria fazer para ouvir...Primeiro pedir a Deus a cura e se for da vontade Dele te curar, se não.. se esforçar para conseguir o IC, e assim foi desde desse bendito dia que meu Marcelo, minha vida começou a falar cada vez mais e mais, começou também a tentar ouvir mesmo com seu AASI que não lhe ajudava em nada, mas mesmo assim, tentando...
Orou muito, mas muito mesmo pedindo ao Senhor que o desse o IC de presente, recordo-me da oração:

MEU DEUS, EU QUERO IC, MAS SUA VONTADE É MAIS IMPORTANTE, MAS EU QUERO IC...

E assim Deus ouviu do céu e deu o IC de presente e hj Marcelo vive uma novidade de vida....

sábado, 2 de outubro de 2010

MÃES DESBRAVADORAS


Somos lutadoras e desbravadoras, lutamos por um bem que é único e primordial na
vida de nossos filhos, a comunicação oral,a audição mesmo que por meio de um
dispositivo eletrônico, lutamos por direitos e deveres serem dados a eles,
lutamos por dias melhores e melhora na qualidade de vida, lutamos por dias
felizes com o som de pássaros e água da chuva caindo...
Enfim nossa luta é diária por uma palavra dita certa ou mesmo que um balbucio,
lutamos...
Somos mães especiais por que Deus nos escolheu para sermos reabilitadoras
diárias em tempo integral, já estou ás lágrimas, sou uma manteiga derretida....
Sempre digo que somos 2001 utilidades, falamos o dia todo, o tempo todo e a cada
palavra é como se tivesse acontecido um milagre, pq somos muitas das vezes
levados a ver nossos filhos calados,
ISSO NÃO NUNCA....
Desde sempre veremos e ouviremos nossos filhos falando sim, e cantando sim, pq
não desistimos nunca, somos sonhadoras de sonhos que se tornam realidade com
nosso esforço, dedicação, dando aos nossos filhos mesmo que as vezes sem recurso
nenhum a chance de terem um futuro melhor....

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

NÃO EXISTE SURDO -MUDO....




Essas foram uma das partes do relato de um palestrante do Seminário Internacional do Instituto Nacional de Educação de Surdos.. www.ines.gov.br
E não existe mesmo, como ele mesmo disse, eu não estava lá, mas uma mãe lutadora como eu estava e postou essa foto e eu peguei e resolvi escrever sobre ela por aqui....
Não existe surdo-mudo mesmo, existem surdos que optaram por não falar, mas com certeza no passado foram oralistas e hj por uma política medíocre e hipócrita eles se calaram.....Mas por favor que não privem as crianças surdas do Instituto de aprender sobre Oralidade, eles precisam saber que existem  dois mundos, o mundo sonoro e o mundo do silêncio que já aprenderam a conviver....
Enfim precisamos nós pais de crianças oralizadas e usuárias de AASI OU IC, informá-los que existe sim tratamento contínuo, árduo porém que eles alcançaram resultados maravilhosos com tecnologia para surdos....
Reflitam sobre esta foto, nela está o relato de um surdo que ficou surdo no 1º ano de vida e hj defende a oralidade....

Desabafei.......

sábado, 11 de setembro de 2010

Jornada Penambucana de Implante Coclear


Acontecerá dia 18 de Setembro de 2010
Local : Recife Praia Hotel
Inscrições gratuitas.
Fone: (81) 3427-2438 / 8663-2438

NÃO HAVERÁ INSCRIÇÕES NO LOCAL
VAGAS LIMITADAS

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

NEM SEMPRE POSSO OUVIR VOCÊS !!!


Queridos amigos, vamos falar sobre livros que é maravilhoso....

Marcelo qdo estava na primeira série estudava regular, tipo que ele caiu de para-quedas na escola, e como sempre mão de DA, fui lá dei a orientação, e bla, bla, blá como todos dos pais aqui sabem como é né...
Ai começaram as aulas ótimo, muito legal eu via que a escola estava querendo ajudá-lo de todas as formas, aí quando na reunião eles me disseram:
Mãe as crianças querem entender mais sobre a vida do Marcelo, as crianças tinham muitos pqs???? Até se adaptarem com o novo amigo, gente na época há 7 anos atrás, Marcelo não falava quase NADA, e era uma batalha na escola, mesmo com todo esforço....Tanto dele, qto meu de ajudar, qto da fono, qto da família toda, aí a orientadora pedagógica adotou este livro para lerem em sala de aula no 1º bimestre, esse livro é uma gracinha, conta a história de uma menina surda, que estudou a educação infantil em escola de surdos e no Ensino fundamental fo pra escola regular, leiam é ótimo....
Ai.....Hj Marcelo com 14 anos, nós três Eu, ele e Laís arrumando os livros pegamos este livro e ele olhou pra mim, gente e falou:
EU VIVI ISSO TUDO IGUAL A ELA....
Como a menina do livro, desprezo dos amigos, tristeza, vergonha, mas que com a imaturidade dele, da idade ele não me dizia e hj ele aos seus 14 anos me relatou isso....Lágrimas!!!
Mas ao mesmo tempo que relatou isso, logo me disse também:
Agora acabou, eu estou ouvindo né, afirmando com a cabeça....

Enfim, mães de filhos maravilhosamente especiais, leiam sim com eles juntinhos, num puff bem macio e viva intensamente a infância dos seus filhos, eu vivi e hj estou começando a viver a adolescência juntinho com ele....

Ai como  sempre escrevi demais.... mas foi muito bom relatar essa experiência aqui....

sábado, 4 de setembro de 2010

Marcelo e seu violão....



Marcelo mesmo antes de começar a ouvir, sempre foi apaixonado por instrumentos musicais, sempre quis ter violão, bateria, até uma gaita ele quis ter, incentivo de uma fono que acreditava nele, Leny Meirelles, enfim, meu esposo sonha juntinho com Marcelo, coisa de pai que acredita que com Deus tudo é possível...
Estava ele ( meu esposo) na feira na Praça Seca há uma semana atrás, quando viu um rapaz vendendo um violão, quando ele lembrou:
Marcelo sempre quis um violão...
Quando ele chegou em casa com aquele violão, nossa o céu se abriu, Marcelo ficou felicidade pura...
Laís montou logo uma banda, ela canta e Marcelo toca e eu sou a empresária da dupla, rsrsrs....
Hoje com quase duas semanas de violão em casa, Marcelo se auto estimulado usando o violão, ele já consegue saber que uma nota e mais forte e a outra mais fraca, é interessante e gratificante os benefícios que o Implante Coclear trás pra vida do implantado, é saber que ao longo do tempo,Marcelo vai ouvir cada vez mais e melhor, com maturidade auditiva..
Penso em 2011 colocá-lo em aulas de violão, esse ano não dá não tem horário na agenda dele, rsrs..
Mas ano que vem terá com certeza...

Um dia muito feliz, ver meu filho tocando e ouvindo suas próprias melodias....

Quando tudo dizia que NÃO, o Senhor me encorajava a prosseguir e hoje colho os frutos que plantei há anos....
Não desista dos seus sonhos, SONHE!!!

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Um pouco da história do Implante Coclear pelo SUS no Brasil




 Em 1999  José Serra, então Ministro da Saúde autoriza a formação de centros de excelência para saúde auditiva, onde serão realizadas cirurgias de IC.  Aprovando logo de cara, Bauru e HC de São Paulo.

Em 2000  São aprovados os centros da Escola Paulista de Medicina e Santa Casa.

Em 2001  São aprovados os centros da Unicamp, Natal, Ribeirão Preto e Porto Alegre.

Em 2003  Entra em cena a era Lula, os centros de BH, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife e Curitiba estavam com seus papeis prontos para serem aprovados e receberam a informação que o projeto seria reavaliado e voltariam a conversar.

Em 2005 Redução em 27% dos valores de diversas órteses e próteses pagas pelo  SUS, as empresas pediram uma reunião com o MS onde verificaram que deram um remédio em dose errada... mas segundo o mesmo MS em carta oficial (isso foi o pior) não tinham dinheiro para acertar... se quisessem as empresas poderiam parar de fornecer ou dar um jeito com o fornecedor...afinal surdez não mata... ah! Os fornecedores de Marca Passo conseguiram não só que o valor voltasse como um aumento, pois ameaçaram não fornecer mais. Já pensou uma reportagem dizendo que pacientes estavam morrendo por falta de materiais cardíacos... Isso eles estavam preocupados... mas com o surdo – afinal não fala mesmo – estavam dando a
mínima.

Em 2008 Aberto 2 novos centros de IC no Brasil IMIP de Recife e Irmã Dulce em Salvador, ambos através de força política.

Em 2009  Estabelecido teto para a realização da cirurgia nos centros SUS antigos, reduzindo para esses centros as cirurgias mensais em quase 30%, aberto centros em MG(4) e Fortaleza, com um teto de 2 cirurgias mês.

2010 -  Abertos centros no Rio de janeiro e Paraná(2)  todos com teto de 2 cirurgias mês.

Resultado da pirotecnia característica desse governo:

Antes do atual governo,  tínhamos poucos centros, mas com capacidade de realizar 62 cirurgias/mês, depois da implementação do teto e abertura de novos centros a produção atual caiu para 60 cirurgias/mês, ou seja conseguiram diminuir, mas mostram o contrário a população cega por conta desses artifícios somente vistos na época da ditadura. Outro fato há fila em todos os centros que só não são maiores por conta dos convênios, porem mesmo assim o governo, através de seu órgão regulador (ANS) tenta acabar com isso.
Só de pensar que meu MARCELO faz parte desta história e que o Implante Coclear muda a vida de várias pessoas...É motivo de muita alegria...



 

terça-feira, 24 de agosto de 2010

14 ANOS DE FELICIDADES



É meu Marcelo cresceu mesmo, está do meu tamanho e a cada dia me surpreendendo mais e mais, hj é níver dele, está fazendo 14 anos de muita alegria e felicidade, cheio de saúde e gozo de vida, formando-se um adolescente centrado e tranquilo, os brinquedos já não "quase" fazem mais parte de sua vida, porém o PS2 e o PC estão diariamente juntinhos com ele, lado a lado...
E hj eu dando-lhe parabéns e com um abraço gostoso de filho em mãe, ouvi um OBRIGADO!!!
E eu perguntei pq ???
E ele com lágrimas nos olhos me disse 2 ANOS MEU ANIVERSÁRIO QUE EU ESTOU OUVINDO....
É esse é o mkeu presente, poder ouvir meu filho me dizer que tem dois nascimentos:
Dia 24/08 dia que ele nasceu e dia 17/12 dia que o ouvido dele nasceu, é como ele mesmo diz, os ouvidos estavam dormindo.
Isso é uma alegria muito grande pra mim, ter meu filho, Surdo Profundo Bilateral, que um dia eu ouvi que ele usaria um aparelhinho e estaria tudo bem, e depois de anos vi que era mentira....
Somente os ouvidos acordaram dia 17/08 com o IC, e esse é o nosso presente de níver do Marcelo, tê-lo ouvindo o PARABÉNS PRA VC....


É MUITA ALEGRIA, É MUITA BENÇÃO....


OBRIGADA MEU SENHOR.....

sábado, 14 de agosto de 2010

Descobertas auditivas !!!


Ai começo este post feliz da vida.....
Estávamos nós eu e Marcelo tomando café da manhã, a tv ligada, Laís dormindo e eu e ele a mesa conversando e falando do dia anterior, quando de repente me veio a cabeça, vou testar a discriminação do Marcelo com tudo que está aqui pro nosso café da manhã....
Gente isso é coisa de MÃE, vemos todos os momentos propícios para estimular, TODOS.....Na sala almoçando, na cozinha preparando o almoço, enfim todo tempo é tempo de despertar uma audição "adormecida" por 11 anos, por que como Marcelo ficou surdo ao nascer creio que na barriga ele ouvia, não posso falar essas coisas logo pela manhã que meu coração e meus olhos não se contém....
Então fui eu, falando ao meu Marcelo, vamos treinar com tudo que está aqui a mesa pro café, OK?
e ELE PRONTAMENTE disse que sim  com a cabeça e falou VAMOS !!
Então claro, para começar sempre começamos pelos mais fáceis, naquele momentos eram LEITE E CAFÉ...
Certinho, e foram um a um, todos certos sem apoio de LOF, somente Ouvindo, um a um, acertou todos os ítens sem ter treinado antes...
Enfim como meu amigo Gil Muner implantadíssimo sempre diz:

Ele vai chegar lá...

Então vejo que estimular sempre foi e eé tudo na vida da criança, sendo ela especial ou dita normal, estímulos são bem vindos a todos os momentos do dia...
Claro que respeitando os momentos da criança.....

Enfim, felicidade esse é meu nome....

Mônica Mendonça Felicidade !!!

terça-feira, 27 de julho de 2010

Quebrando barreiras, Ei eu sou Marcelo!!!



Hoje fui eu, Marcelo e Laís ver Toy Story 3 no cinema, Norte Shopping, lá fomos nós felizes da vida, mas antes passamos no banco e ao entrar no banco Marcelo já sabe que precisa esperar para não passar na porta de detector de metais, até aí td ok.
Eu sempre entro primeiro, aviso o guarda e eles abrem sem muitas perguntas, hj foi diferente, o guarda me perguntou:
ELE USA MARCAPASSO?
Eu respondi NÃO.
Pq ele não pode passar, ai eu disse ele é implantado, usa Implante Coclear, e ele o que é isso, nisso veio Marcelo e eu disse pro Marcelo explica a ele o Implante.
E eu fiquei esperando e ele pacientemente explicou, tudo, o que tinha acontecido, a cirurgia e o pq não pode passar na porta de detector de metais, e eu o ajudando.
Tudo bem, resolvemos o problema e o guarda todo feliz com a explicação, disse qdo saímos do banco, Felicidades!!!
E o Marcelo sem olhar a ale, falou:
Obrigada!
E eu olhei, e me perguntei, acho que ele ouviu!
Passamos numa lojinha para comprar pulseiras de fio de telefone, coisas de adolescentes!!!
Entramos na loja e td bem, olha daqui, olha dali e as meninas vendedoras olhando pro Marcelo, e ele vendo que elas estavam olhando pros aparelhos, mas tranquilo, uma delas quebrou a barreira e falou com ele, oi td bem!
E ele respondeu td bem, boa tarde!!!
Nossa mas meninas, começaram a perguntar e perguntar, tiraram, colocaram, várias perguntas e mais perguntas, enfim....
As barreiras estão sendo quebradas, a população está ansiosa e querendo saber o que é, qtas pessoas encontro na rua, e dizem eu tbém tenho um sobrinho, ou um neto, ou alguém da família me dizendo, meu parente tbém é DA como vc conseguiu...
Falta ainda, mais divulgação, mais esclarecimento....
Mas ainda não acabou o post, hj estou inspirada!!! rsrs !!!
Entramos no cinema e que máximo, Marcelo olhava pra mim e falava a todo momento, estou ouvindo....
Passaram alguns meninos falando e ele olhou e disse, o que eles falavam?
Mas ele está ouvindo tudo, falta só mais um pouco de tempo e mais treino para discriminar as palavras melhor, começou o filme, os olhos dele brilhavam e os meus tbém, a Laís vibra junto gente, que alegria...
E detalhe o CABEÇA DE BATATA faz parte da história de vida do Marcelo e ele lembrou disso, ele pequenino, com 3 aninhos era estimulado pela fono Marcia Freitas, na AACS ( Associação de Assistência a criança surda) em Vila Isabel RJ, ela usava ele para trabalhar as partes da face, Marcinha foi uma heroína nessa época, Marcelo era agitadíssimo...
Enfim....
Os filhos crescem e aparecem, e Marcelo está crescendo amigos, ele está começando a deslanchar em sua adolescência, ele está começando a cuidar de si....
Eu estou perto, sempre perto, porém deixando ele crescer...


Viva e deixe viver....

domingo, 25 de julho de 2010

FELICIDADE!!!



Estava eu em minhas leituras diárias ( nas férias né ), sentada no pc, as crianças Marcelo e Laís tinham acabado de acordar, Marcelo já tinha colocado seu IC & AASI em seus devidos lugares, a TV ligada, o sonzinho do PC estava baixinho tbém e de repente, um BIPBIPBIPBIP, ele estava tomando café, tranquilo Laís já sabe se qdo ele não perceber ele fica quetinha até ele discriminar e saber de onde vem, ela só olha pra mim, mas não tem nenhuma reação, pedi isso a ela com todo carinho e ela atendeu e fui eu lá como sempre, dando importância  a cada sonzinho diferente, e falei pra ele, que som é esse?
Ele na mesma hora falou é do telefone, eu coloquei o alarme ( som + vibração ) para acordar, e eu naturalmente por fora, mas gritando de alegria por dentro falei, é mesmo....
E vc ouviu?
É ele claro né mãe!!!
HAHAHA!!! Essas conquistas auditivas tem se dado, por intensas horas diárias de treinos, de dedicação, de esforço, de garra, enfim FAMÍLIA DE CRIANÇA SURDA....
LUTE...
PERSEVERE...
CREIA QUE DÁ CERTO....
NÃO DEIXE PASSAR UM SONZINHO DIFERENTE....
UMA PALAVRA DFITA ERRADA, OUÇA E AJUDE-O A FALAR CERTINHO E VIBRE...
VIBRE SEMPRE COM CADA CONQUISTA....

Para nós ouvintes, sons corriqueiros de nosso dia a dia são naturais, mas pra eles tudo é aprendizado....

Feliz muito feliz...

Obrigada meu Senhor..Por tudo obrigada !!!

sexta-feira, 23 de julho de 2010

SISTEMA FM

O que é Sistema de Comunicação sem fio – FM





 
  O Sistema FM é o melhor artifício para a melhoria da qualidade auditiva de pacientes deficientes auditivos que se queixam de má compreensão da fala em ambientes ruidosos. 
  Tanto os indivíduos usuários de aparelhos auditivos, quanto os usuários de implante coclear e BAHA sentem dificuldades em algumas situações auditivas desafiadores. Geralmente situações que envolvam a distância da fonte sonora, posição desfavorável numa sala com ruído de fundo, ambientes reverberantes com sons de TV, rádio ou computador. 
  Com o Sistema FM o sinal é enviado sem fio diretamente ao aparelho auditivo. Assim, a intensidade e qualidade do som permanecem constantes mesmo com a distância entre o locutor e o indivíduo com deficiência auditiva. 
  O sistema FM consiste de um transmissor e um receptor. O transmissor, que deve estar situado próximo à fonte sonora, possui um microfone que capta o sinal via frequência modulada e envia diretamente ao receptor que estará acoplado ao aparelho auditivo
Com isso, podemos afirmar que o sistema FM melhora significativamente o reconhecimento da fala na presença de ruído de fundo. 
  Pesquisas apontam que ele é o melhor dispositivo capaz de solucionar queixas relacionadas com a compreensão no ruído, distância da fonte sonora e ecos. 
  O Sistema FM traz resultados espetaculares para deficientes auditivos de qualquer faixa etária, inclusive adultos e idosos.

Qual o benefício da utilização do FM?
 
O objetivo principal do sistema FM é trazer o sinal da fonte sonora próximo ao usuário. Mesmo com a fonte sonora distante ou com ruído de fundo, o sinal enviado para o paciente via sistema FM é limpo e audível, como se a fonte sonora estivesse ao lado da orelha do usuário. O sistema FM favorece a compreensão em diversas situações típicas do dia-a-dia:


DIÁLOGO - Em casa, numa rua movimentada, no shopping, reunião ou no restaurante.
CONVERSAS EM GRUPO - Em reunião de família, restaurante cheio, reuniões de negócios ou conferências.
LIGAÇÕES TELEFÔNICAS - Os sistemas de comunicação sem fio da Phonak viabilizam acesso a todas as funcionalidades dos modernos aparelhos de telecomunicação.
TELEVISÃO E MÚSICA - Garante acesso à gama completa de tecnologias de informação e entretenimento da atualidade.
ESCOLAS E OUTROS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO - Nas aulas em escolas e universidades, em passeios e excursões.
TRANSPORTES - Em carros, trens, metrôs e ônibus.
ATIDADES ESPORTIVAS - Andando de bicicleta, jogando golfe, correndo, etc.
LAZER - No teatro, concertos, museus, cinema, missas ou ainda em encontros comunitários.




O ML9S é um belíssimo receptor FM multifreqüência com design integrado ao aparelho auditivo. É compatível com os aparelhos retroauriculares das linhas Argus, Ambia e Eterna, da Argosy. Oferece todos os recursos do MLxS e do MicroMLxS.


MicroLink Freedom



   O MicroLink Freedom é o primeiro receptor FM com design integrado ao do processador de fala do implante coclear, sendo oferecido unicamente aos usuários do Nucleus Freedom. Esse receptor FM multifreqüência é discreto e confortável, acompanhando as sofisticadas curvas do processador retroauricular da linha Freedom, além de ser compatível com todos os transmissores da PhonaK.


Queridos amigos, em um futuro próximo estarei eu aqui postando que Marcelo está sendo beneficiado por um desses...


Abraços sonoros!!!






Marcelo Puche em busca do Mundo dos Sons.: P3 Não vejo muitas mudanças......

Marcelo Puche em busca do Mundo dos Sons.: P3 Não vejo muitas mudanças......

P3 Não vejo muitas mudanças......



Enfim estou eu aqui novamente escrevendo sobre avanços e conquistas sonoras....
Marcelo vem aqui.... Ele vem que vem de onde quer que seja, do quarto, da sala e ainda respira de de longe, espera já vou!!!!
Ou mesmo na rua, agora é nítido ver e saber que Marcelo me ouve na rua, claro é mais difícil, mas já é uma realidade, é uma conquista....
Ouvir não é fácil, são treinos diários e muita atenção nos fonemas para saber quais são e juntar tudo e formar uma palavra, são horas de treino, sem cobranças e imposições, acho que por isso que estamos indo de vento em polpa...
Sempre respeito os horários da rotina diária e num momento treinamos, agora falo em casa e ele tenta saber o que falei, algumas vezes acerta outras não, mas a fono dele, me orienta sempre, falar devagar e pausadamente, Gil Muner um amigo querido, tbém me orientou assim...
Enfim P3 não está tão diferente em questão de volume não, está como a maravilhosa Fga Kellen diz, a audição está sendo lapidada, então não tem mais o que aumentar e sim o que aprender com a audição que já tem....
Enfim treinos....
Tarefas de casa e muita conversa, assim tem sido nossos dias, falando devagar para que ele compreenda melhor...
Estamos devagar tirando o foco da Leitura Labial e usando mais a audição, vamos que vamos e veremos onde vamos chegar....

Novos sonhos, novas realizações...

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Menino surdo ganha ouvido biônico.

Garoto de 6 anos faz cirurgia inédita do SUS para implante que vai restaurar a sua audição


Rio - Aos 6 anos, o menino Yago Bueno dos Santos não consegue ouvir a voz da mãe, vê desenho tentando imaginar as falas dos personagens e ainda não entendeu o nome da irmã que está prestes a nascer. Sem conseguir ouvir desde janeiro, quando teve meningite, Yago passou os últimos meses num mundo de silêncio, difícil para um menino que sempre foi muito falante. Mas o drama está próximo de ter fim. Yago foi submetido, há uma semana, a uma cirurgia de implante de ouvido biônico, a primeira realizada pelo Sus no Rio.
“Em cerca de 20 dias, o implante será ativado. A partir daí, ele já começará a ouvir barulhos, mas aos poucos vai ouvir melhor. Acredito que em um ano vai ter uma vida normal”, afirma a chefe do serviço de Fonoaudiologia do Hospital do Fundão, onde foi feita a cirurgia, Maria Isabel Kos.
Mãe de Yago, Patrícia Bueno dos Santos, que está grávida, espera ansiosa a recuperação do menino. “Quero que ele possa voltar a estudar, a me ouvir”, conta emocionada.
Pai do menino, o militar Sérgio Bueno dos Santos, 40, diz que a perda de audição da criança deixou a família em desespero. “A gente estava sofrendo muito. Yago sempre foi muito falante, já estava com dificuldades para falar e esqueceu algumas palavras”, diz Sérgio, que saiu com a família do Mato Grosso do Sul para o Rio em busca de tratamento.
Segundo o Fundão, só o ouvido biônico — dispositivo eletrônico colocado no ouvido interno do paciente para que ele volte a ouvir — custa cerca de R$ 50 mil. Hoje, cerca de 100 pacientes esperam pela oportunidade de fazer o procedimento no Hospital do Fundão, onde tudo é gratuito.
“O implante é indicado para pessoas que não têm resultado com aparelhos de audição. Recupera 99% dos casos de surdez”, afirma Kos. Para ser operado no Fundão, o paciente precisa ser encaminhado por uma unidade de saúde.
Plano de saúde não cobre
O menino Yago não poderia ter sido operado com as despesas cobertas pelo plano de saúde, caso tivesse um. Desde a última semana, os planos de saúde, que eram obrigados a cobrir implantes auditivos, estão isentos do dever. Resolução da Agência Nacional de Saúde desobriga os planos a cobrirem implantes em deficientes entre 6 e 18 anos. 

Para as outras faixas etárias, os planos de saúde só precisam pagar pelo implante de um ouvido. 
“É como dar um óculos com uma lente. Mas é muito melhor você ter dois olhos”, critica o presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia Ricardo Ferrreira Bento.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Planos de saúde não são mais obrigados a cobrir implantes auditivos


A resolução da ANS provoca polêmica. Os planos de saúde não são mais obrigados cobrir implantes em deficientes entre 6 e 18 anos. Para as outras faixas etárias, os planos só precisam pagar pelo implante de um ouvido.

Nascer sem poder ouvir a melodia de uma canção, os muitos sons da natureza. Viver no silêncio. A ciência tem muitos recursos para melhorar a vida de quem tem deficiência auditiva. Mas especialistas dizem que uma decisão da Agência Nacional de Saúde acabou tornando mais difícil o acesso a esses recursos.


A partir de agora, os planos de saúde não são mais obrigados a cobrir implantes auditivos. Uma resolução da Agência Nacional de Saúde desobriga os planos de saúde a cobrirem implantes em deficientes entre 6 e 18 anos. Para as outras faixas etárias, os planos só precisam pagar pelo implante de um ouvido.
Sentir o novo e aprender o que parece comum. Para Francisco, é o despertar de 11 anos vivendo no silêncio. O menino que nasceu com deficiência auditiva colocou um implante no ouvido há dois meses.
“Quando chegamos em casa, ele queria treinar, queria ouvir o barulho. Pediu para o pai sair, o pai dele batia na porta e ele dentro. Ele ouvia o barulho, ia lá e abria a porta. A alegria dele é muito legal”, conta a mãe do Francisco, Marinalva Costa.
O implante é feito na parte interna do ouvido, envolvendo a cóclea, onde ficam as células auditivas. Do lado de fora, um aparelho com microfone e antena transmite o som para o equipamento interno que conduz direto ao nervo e dali para o cérebro.
A operação e o aparelho são caros, totalizam em média R$ 100 mil. A família de Francisco só conseguiu fazer usando o plano de saúde e foi por pouco. Um mês depois, a Agência Nacional de Saúde (ANS) mudou as regras.
Agora, o paciente que tiver entre 6 e 18 anos e precisar do implante não pode mais fazer pelo convênio. A portaria da ANS impõe outras restrições. Para as demais idades, o plano de saúde deve cobrir as despesas para apenas um ouvido. A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia contesta.
“Uma pessoa que nasce, por exemplo, sem audição o ideal é que ela faça no primeiro, segundo ano de vida, porque as células ainda estão ativas e podem ainda entender. Quanto mais tempo sem ouvir, piora situação dela no que diz respeito ao resultado”, explica o presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia Ricardo Ferrreira Bento.
Críticas também são feitas à nova regra que desobriga o convênio a custear as cirurgias dos dois ouvidos.
“Em vez de dar um óculos com duas lentes paras pessoas que têm dois olhos, você dá um monóculo que usava há 200 anos, porque um monóculo é uma lente só. É mais barato do que duas. Pessoa vai enxergar com monóculo. Mas é muito melhor você ter dois olhos”, argumenta o presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia Ricardo Ferrreira Bento.
Depois de perder a audição por causa de uma meningite, o assessor técnico Walter Kuhne Junior colocou o implante em um ouvido, mas sentiu a necessidade de operar o outro.
“Eu tinha muito dificuldade em restaurantes na hora do almoço, falar ao telefone, até manter uma conversa com uma pessoa em frente que estava ali na mesa almoçando comigo. Puxa vida, faz uma diferença. Realmente mudou a minha vida para melhor”, compara o assessor técnico Walter Kuhne Junior.
Em nota, a Agência Nacional de Saúde informou que não foram apresentadas evidências científicas de que o implante em dois ouvidos seja superior ao implante em apenas um ouvido. Mas a ANS diz que se novas pesquisas comprovarem essa necessidade, a regra pode sofrer mudanças novamente.
veja o link:

segunda-feira, 5 de julho de 2010

P2 NÃO ESTÁ BOM !

É essa foi a frase que ouvi nesta última semana...
Marcelo fez um novo mapa dia 10/06 e td bem viemos pra casa ele mudou de categoria, porém na primeira semana eu mesma senti diferença, e perguntei ao Marcelo, está bom ???
E ele sim como sempre, pra ele o mais importante é ouvir independente se alto ou baixo, entendendo ou não, pra ele importante mesmo é ter som....
Mas essa semana que passou ele reclamou dizendo que P2 ( o programa novo que está no IC )


 ESTÁ RUÍM!!!


Não consegue entender quando eu o chamo, fica tentando mas não consegue, aí eu vou até ele e pergunto:
Não ouviu, ele diz que sim, então pq não veio?
Por que pensou que era só uma voz comum...
Enfim P2 não está ajudando na discriminação auditiva, que tanto batalhamos para melhorar a cada dia, então juntamente com Marcelo ele passará para P3 hj mesmo, faltando exatamente 5 dias para poder trocar, trocaremos antes...
Não tem problemas de fazer isso, simplesmente, deixaremos de usar o P2 e quando chegar em Dezembro avisar a fono que faz o mapa que P2 não ficou bom....


Que venha P3 cheio de sons mais esclarecedores....