Pesquisar no blog

domingo, 28 de agosto de 2011

Blog INCLUSÃO JÁ!!!



Amigos estava vendo meu Facebook e minha saudosa querida Profª Karine Rocha postou um relato que me levou a ler um texto pertinente falando sobre INCLUSÃO.
Blog de uma lutadora que acredita na inclusão de pessoas com deficiência.

@ClaudiaGrabois, Ex-diretora de educação especial do município do Rio de Janeiro, especializanda em Direito Educacional Brasileiro (IPAE), ex-presidente da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down e membro do CONADE-SDH, diretora de inclusão social da FIERJ e coordenadora da Rede Inclusiva.
Vale muito a pena ler este belíssimo texto, muito bom falando sobre o que se não tivermos cuidado é o que contece com nossos filhos, REFLITAM....


Parte do texto, leia na íntegra no blog dela: http://inclusaoja.com.br/membros-do-inclusao-ja/


Estudar separado é crescer invisível, sem direitos e sem sentido:



Por Claudia Grabois*
É difícil compreender por que ainda hoje instituições relutam em ressignificar seu papel na sociedade, em razão e sensibilidade.
No dia 9 de julho deste ano [2009], comemoramos o primeiro aniversário da ratificação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que é um tratado revolucinário sobre acessibilidade e não discriminação, que estão presentes em todos os artigos do texto, o qual, por ter sido ratificado com quorum qualificado pelo Congresso Nacional, tem equivalência de Emenda Constitucional.
Meu principal papel na sociedade é ser mãe, e tenho filhos com e sem deficiência; e por desejar o melhor para as suas vidas, alimento o sonho de que vivam em uma sociedade mais igualitária e justa para todas as pessoas. Para todos e todas, porque como diz a canção, “é impossível ser feliz sozinho” , e impossível, inclusive viver em segurança, quando existem ainda milhões de brasileiros excluídos na sociedade, pessoas sem deficiência e pessoas com deficiência de todas as etnias, culturas e populações.
Sim, pessoas com deficiência perpassam todos os setores e segmentos da sociedade e fazem, ou deveriam fazer, parte da vida do país, mas não é o que acontece. Mas como ser sem nunca haver sido?
Pois bem, agora não há mais desculpas, estudar separado é crescer invisível, sem direitos, sem sentido; pois com a relação ”eu e tu” ameaçada em razão da não existência do outro, nada mais faz sentido.

REFLITAM AMIGOS!!!






3 comentários:

Marcia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcia Freitas disse...

Parabéns pra vc e para toda família. Vcs são exemplo de que com luta, esforço, coragem, e dedicação a vitória chega.
Tenho indicado seu blog para algumas mães ( não só de D.A, mas com outras patologias)na esperana de que sua história possa inspirá-las a lutar. Sua determinação tornou o Marcelo forte e o transforma num grande homem. Eu fico feliz de ter participado, um pouquinho, da vida de vcs. Muito sucesso pra tds!!!

Mônica Mendonça disse...

Marcia suas palavras são um presente pra nós, obrigada por ter feito parte dessa linda história de luta e determinação...

Abraços!!!