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quinta-feira, 24 de março de 2011

Inclusão, uma questão de respeito e boa vontade!!!




Sabem amigos queridos, pensei dias em relatar a experiência de Marcelo surdo bilateral profundo, usuário de implante coclear e aparelho auditivo digital, e a escola regular, totalmente regular( Não que antes ele não tewnha estudado em escola regular, mas é que agora é diferente, ele é um adolescente)antes ele ra crianças e já tinha muitos obstáculos a serem vencidos) com professores que " dizem" ter uma " certa" experiência com deficientes auditivos....Uma menina deficiente auditiva nessa escola desde a pré-escola, sim eles tem uma certa experiência, mais do que uma escola que NUNCA teve um aluno surdo, ou seja, vamos lá, eis mais ou menos 2 meses de aula...
Pro Marcelo tá sendo tudo muito novo, escola nova, amigos novos, desafios novos e muita mas muita felicidade junto com tudo isso.
Inclusão????? Seria esse nome propriamente dito????
Seria integração, seria juntar, seria compartilhar, seria tantos outros nomes que juntando tudo daria sim inclusão.....
Eu vejo sim a escola de onde Marcelo está estudando inclusiva sim, eles os orientadores pedagógicos são abertos a conversas francas, eles entendem que pro deficiente auditivo a língua portuguesa é ampla demais e entendem também que cada um é um, e que eles precisam ser avaliados individualmente, não como mais um da turma e sim como UM, ou seja, tá tudo caminhando bem..... No começo sim, houve uma adaptação, e alguns amigos indecorosos, mas agora passado esse tempo, nossa tá tudo indo de vento em polpa.....
Os testes já começaram, as notas estão relativamente boas, até veio um 7,5 em Geografia....Uhuuuu, eu vibrei.... As redações, ahhhhh.... as redações estão melhorando a cada dia,a leitura nossa tá ficando melhor... A compreensão, tá ficando boa e entendendo mais ainda o que lê, tanto ouvindo quanto falando e isso tudo junto gera uma felicidade plena.....
Voltando a inclusão em sala de aula, as aulas o apoio é a leitura labial e  a audição...Marcelo é um surdo bilingüe, ele sabe libras, porém ele opta por usar somente a fala e a leitura labial, tendo em vista que ele optou por estudar numa escola de ouvintes e viver uma vida como um adolescente implantado, ele usa libras quando necessário com os amigos surdos, mas na escola ele se sente como os amigos ouvintes, ele fala, quando não o entendem ele fala parafraseando, se assim não entendem ele escreve...
E uma ressalva, descobri folheando o fichário dele que " rola" na sala de aula um msn de papel, hahaha...
Eu vivo a adolescência dele juntinho com ele e amo tudo isso.....
Eu dou graças a Deus por meu filho estar SIM incluído numa sociedade ouvinte, porém mesmo ele sendo surdo implantado e usuário de aasi, ele tem sido respeitado como tal, tem sido olhado com olhos não de PIEDADE, mas de capacidade dentro dos limites dele, limites esses que estão sendo moldados ao longo de sua vida e que a cada dia ele vem se superando, aprendendo, lendo e se esclarecendo a cada dia, mas foi preciso que a escola entendesse isso, que cada um é um, que Marcelo é um surdo implantado e que tem dificuldades pertinentes, mas que ao longo do aprendizado elas vão sendo superadas.....
E quanto aos professores, eles estão dando uma aula de boa vontade, de abertura para que os alunos de um modo geral entenda suas aulas, eu pergunto, Marcelo vc está entendendo as aulas?
E ele sim claro, e eu ainda pergunto e quando vc não entende?
Ele me diz eu pergunto denovo...

Incluir a criança ou adolescente deficiente auditivo em uma classe regular é possível?
SIM É POSSÍVEL...
Como????
Tendo muita boa vontade e amando a profissão e dom que Deus deu aos professores, o de ensinar e se fazer entender......

Mônica Mendonça, uma mulher apaixonada pelo dom de ser MÃE......

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