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terça-feira, 1 de junho de 2010
Uma nova fase na vida de Marcelo.....
Aos seus 13 anos de vida, hj Marcelo ouve.....Sim ele ouve......Não compreende tudo AINDA mas ouve, é lindo ver a cada dia as descobertas auditivas de Marcelo, cada som, cada palavra dita com mais clareza....
Mas na vida tudo são fases e a ADOLESCÊNCIA na vida de Marcelo chegou com força total....
Eu achei que demoraria pq Marcelo sempre foi muito criança, mas a fase mudou e hj tenho um rapazinho dentro de minha casa, um rapaz cheio de vida e de saúde, e ouvindo...
Chamo-o e ele vem que vem respondendo Oi mãe, fala!!!!
Sonho realizado.....
Hj Marcelo estuda no INOSEL, www.inosel.org.br Uma escola inclusiva, referência no Rio de Janeiro onde a metodologia de ensino é a comunicação entre surdos e ouvintes, Comunicação Total, lá eles são estimulados de todas as formas de linguagem, Oralização, Libras e Leitura OroFacial, enfim tudo que sonhei pro meu Marcelo, masssssss.....Como na vida de nossos filhos passamos por fases, a fase do Marcelo no Inosel está chegando ao fim....É ISSO MESMO......
Eu lutei e consegui que ele voltasse pra lá, lá é ótimo, as fonos são maravilhosas mas, Ele quer voltar a estudar em escolas somente de ouvintes, hj ele sente essa necessidade de se desafiar, ele me afirma claramente que ELE PODE SIM, estudando e se esforçando mais ainda....
São horas a fio de estudos intensivos, EU E ELE....
O MSN tem muito o ajudado e hj ele já graças a Deus constrói frases inteiras, textinhos e os comprende melhor.....
Amigos queridos, MEU MARCELO GORDINHO, FOFINHO CRESCEU.....E APARECEU......
Enfim estou em lágrimas de alegria, meu menino agora é um rapazinho de 13 anos, com maturidade para a sua idade....
FELIZ MUITO FELIZ COM MEU MARCELO....
domingo, 23 de maio de 2010
Ouvindo no Circo..
Nossa na fila ele já conseguia ouvir o que estava acontecendo na lona dentro no show anterior ao nosso, que lindo ver a felicidade de Marcelo....
Ao entrar logo e captou de onde vinham os sons, e qdo o apresentador começou a animar a festa aí mesmo que ficou mais interessante, a cada grito da platéia ele olhava pra mim, ria e dizia:
ESTOU OUVINDO....
É indescritível a felicidade de nossa família de ver nosso Marcelo hj saboreando os sons com mais clareza, com mais maturidade auditiva.
Obrigada meu Senhor pela oportunidade de ter meu filho, ouvindo e falando...
Muito obrigada....
quarta-feira, 19 de maio de 2010
FILHOS DO TROVÃO....
domingo, 16 de maio de 2010
VIVER A VIDA...
* Vejam o vídeo abaixo é lindo:
segunda-feira, 10 de maio de 2010
A SAMAMBAIA E O BAMBU...
A Samambaia e o Bambu

“Deus”, eu disse: “O Senhor poderia me dar uma boa razão para eu não entregar os pontos?”
Ele ficara cinco anos afundando raízes. Aquelas raízes o tornaram forte e lhe deram o necessário para sobreviver.
Nunca se arrependa de um dia da sua vida.
Os bons dias lhe dão felicidade.
Os maus lhe dão experiência.
Ambos são essenciais para a vida.
A felicidade lhe faz doce.
Os problemas lhe mantêm forte.
As penas lhe mantêm humano.
As quedas lhe mantêm humilde.
O bom êxito lhe mantém brilhante.
Mas, só Deus lhe mantém caminhando.
terça-feira, 4 de maio de 2010
NA DIREÇÃO CERTA......
sexta-feira, 30 de abril de 2010
AASI NOVO...

Som bom alto, rs....
Ele está protetizado com um IC Freedon e um AASI SUMO XP da Oticon.
Agora vamos continuar o tratamento e com certeza vendo melhoras e progressos em questão a audição e fala.
Na terça-feira a Fga Regilaine já tinha me falado que a fala dele está melhorando agora com o AASI então creio que vai melhorar ainda mais, é uma questão de tempo...
Obrigada meu Deus por mais esta vitória...
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Representação contra a ANS “ Agencia Nacional de Saúde Complementar

Representação contra a ANS – Agencia Nacional de Saúde Complementar.
Caros amigos do FIC,
A mensagem que estou enviando é de grande IMPORTANCIA e GRAVIDADE. Urge, pois, que nos mobilizemos com a maior URGÊNCIA possível.
Peço, pois, especial atenção de todos. Leiam e releiam caso necessário, e quem estiver de acordo, siga os procedimentos no fim do texto.
FATOS resumidos:
1 – Em 11 de janeiro de 2010, a ANS publicou a Resolução Normativa nº 211/2010, emanada de sua Diretoria Colegiada e com previsão de entrada em vigor a partir de 07/06/2010. A referida Resolução Normativa foi editada com a finalidade de atualizar o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, que constitui a referência básica para cobertura assistencial mínima nos planos privados de assistência à saúde, contratados a partir de 1º de janeiro de 1999.
2 - Em 12/01/2010, foi publicada a Instrução Normativa nº 25/2010, com o intuito de regulamentar o artigo 22 da Resolução Normativa nº 211/2010. Seu Anexo I trouxe as Diretrizes de Utilização (DUT), que definem critérios para a obrigatoriedade de cobertura de alguns dos procedimentos listados no novo rol de cobertura mínima. O mencionado novo rol trouxe inúmeros ganhos e vantagens para os consumidores, usuários de planos de saúde em geral, tais como a ampliação na cobertura de sessões fonoaudiológicas e de psicoterapia e, ainda, a inclusão do Pet Scan no rol de procedimentos cobertos.
3 – O que ocorre, é que os candidatos ao Implante Coclear, bem como os usuários de IC serão DURAMENTE penalizados com a entrada da RN 211/2010 e IN 25/2010 prevista para entrar em vigor a partir de 07/06/2010, pois as mesmas tornam obrigatória a cobertura pelos Planos de Saúde o Implante Coclear UNILATERAL, e define critérios de seleção de candidatos pré-linguais ao Implante Coclear, critérios, estes que são os mesmos aplicados aos candidatos ao IC pelo SUS.
CONSEQUENCIAS dessas resoluções:
Considerando que o SUS não cobre o IC BILATERAL, o caminho para o 2º. Implante, seria o Plano de Saúde, mas com a RN 211/2010, temos o seguinte:
1 – Ficam a partir de 07/06/2010 os Planos de Saúde obrigados a cobrir o Implante Coclear UNILATERAL, desobrigados da cobertura do Implante Coclear BILATERAL. Isso significa que os futuros candidatos ao Implante Coclear pelo Plano de Saúde só poderão ser implantados de um ouvido, Se houver indicação do IC BILATERAL e/ou o candidato quiser fazer o IC no outro ouvido, deverá arcar com todas as despesas, fazendo o segundo IC por conta própria, ou entrando com uma ação na Justiça, que com certeza, dará grandes dores de cabeça.
2 – Os atuais usuários de Implante Coclear, implantados pelo SUS ou Plano de Saúde, que desejarem realizar o IC BILATERAL no outro ouvido, a partir de 07/06 deverão arcar com os custos realizando o mesmo por vias particulares ou entrando com uma ação na Justiça para conseguir este direito. Outra “via crucis†desnecessária...
3 – Ficam os SURDOS PRÉ-LINGUAIS, crianças maiores de 6 anos e joves menores de 18 anos EXCLUIDOS do IMPLANTE COCLEAR seja UNILATERAL ou BILATERAL. Crianças e jovens nesta faixa etária, mesmo que sejam ORALIZADOS, tenham boa LEITURA LABIAL, façam uso do AASI, tenham acompanhamento fonoaudiologico e indicação médica ao Implante Coclear, estão EXCLUIDOS, não tendo direito ao IC pelo SUS e a partir de 07/06 NEM PELOS PLANOS DE SAÚDE. Restando, novamente a penosa via crusis na Justiça por busca de um direito garantido na Carta Magna.
Diante do exposto acima, o FIC-Fórum de Implante Coclear, REPUDIA comVEEMENCIA mais esta tentativa dos Planos de Saúde em negar o direito do Implante Coclear aos deficientes auditivos do Brasil. A ANS-Agencia Nacional de Saúde, cuja Diretoria Colegiada é composta na sua maioria por diretores oriundos de Plano de Saúde, ao invés de trabalhar em prol aos deficientes auditivos, compactua vergonhosamente com os Planos de Saúde, prejudicando milhares de portadores de deficiência auditiva, cujo sonho é um dia entrar no mundo sonoro.
PROVIDENCIAS:
Nossa amiga Diana Sampaio, elaborou um modelo de Representação a ser dirigida à Procuradoria Geral da República – Ministério Publico Federal de cada Estado, para que tome as medicas cabíveis contra a ANS-Agencia Nacional de Saúde Complementar.
Ninguém é obrigado a participar. Mas quanto mais barulho fizermos, melhor. Portanto é fundamental a participação de todos aqui no FIC e também fora dele.
EM BREVE, estarei enviando uma nova mensagem, com um ANEXO, contendo o modelo da Representação a ser enviada à Procuradoria da Republica de cada Estado, bem como cópia da RN 211/2010 e RI 25/2010 e seus anexo, bemcomo instruções de envio ao MPF de cada Estado.. Além de preencher e enviar, divulguem a seus familiares e amigos que abraçam a causa do IC para que os mesmos também enviem a PR-MPF com a maior brevidade possível. Deste modo, há tempo de impedir que esse infeliz Rol de Procedimentos entre em vigor em 07/06/2010 prejudicando milhares de brasileiros deficientes auditivos.
Vamos juntos !!!A UNIÃO FAZ A FORÇA, E UNIDOS VENCEREMOS!!!!!
Grande abraço,
terça-feira, 20 de abril de 2010
O BLEN BLEN DO RELÓGIO...

É isso mesmo, Marcelo consegue ouvir claramente o blen-blen do relógio de parede e ainda conta quantas badaladas ele deu e o mais engraçado foi que não falamos pra ele que o relógio fazia esse barulho, guardamos segredo e deixamos ele descobrir sozinho, hoje Marcelo está com exatamente 1 ano e 4 meses de implantado e vemos muitos progressos tanto de fala, como de audição.
quinta-feira, 1 de abril de 2010
Freedom Marrom, uma conquista....


KKKKKK....Esse é o sentimento de vitória, mais uma vitória....
terça-feira, 9 de março de 2010
Ouvido biônico traz boa qualidade de vida...

Crianças e adolescentes surdos com implante coclear -um estimulador elétrico que faz o papel do ouvido, ou seja, capta o som e o transforma em pulsos elétricos- têm qualidade de vida similar à de crianças e jovens ouvintes sem o implante.
Ainda segundo a pesquisa, quanto mais cedo a criança fizer o implante, conhecido como ouvido biônico, melhor será sua adaptação social e seu desempenho na escola. No Brasil, a cirurgia é feita pelo SUS em centros especializados.
O implante é indicado para crianças surdas com ao menos um ano de idade e adultos com surdez bilateral severa que não tiveram benefícios com o uso de aparelhos auditivos. É necessária uma complexa adaptação para que a pessoa consiga interpretar os sons recebidos.
No estudo, foram avaliadas crianças de 88 famílias, com idades de oito a 16 anos. Elas e seus pais tinham que responder a um questionário sobre a saúde física, mental e emocional, relacionamento social e desempenho escolar. As respostas foram similares às de crianças e adolescentes ouvintes, sem implante.
Para Domingos Lamônica Neto, otorrinolaringologista da equipe de implante coclear da USP de Bauru, a criança já tem um ganho na qualidade de vida a partir do momento em que recebe o implante. "Desde o momento em que ela ouve pela primeira vez, já é possível sentir uma mudança positiva na parte emocional, familiar e educacional", diz.
Segundo a psicóloga Midori Otake Yamada, da equipe de implante coclear do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da USP (Universidade de São Paulo) de Bauru, o envolvimento da família é fundamental para estimular o desenvolvimento da linguagem e a interação social das crianças e dos adolescentes. "Comunicação é interação. Se a mãe não aceita a surdez da criança, não brinca ou não conversa com ela, esse processo falha", afirma.
Yamada diz também que a qualidade de vida dessas crianças está ligada ao trabalho de uma equipe especializada, com otologista, fonoaudiólogo, assistente social e psicólogo. Para os adolescentes, especialmente as meninas, a adaptação ao aparelho é mais difícil. "Alguns têm vergonha da unidade externa."
A fonoaudióloga Silvia Badur Curi, que acompanha pacientes implantados no Hospital das Clínicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), lembra ainda que a qualidade de vida depende da idade em que é feita a cirurgia.
Quanto mais tarde o implante for feito, mais trabalho envolvendo a terapia será necessário para o desenvolvimento da linguagem. "É uma corrida contra o tempo, mas, mesmo com "atraso", a pessoa pode adquirir uma boa evolução", diz.
"Ela canta, toca violão, faz de tudo"
Fazia um mês que a professora Délia Maria César, 59, havia sido aprovada num concurso público para dar aulas para surdos quando ela descobriu que a filha de dois anos não escutava. "Todo mundo dizia que era coincidência de Deus, mas, na época, eu fiquei revoltada e entrei em depressão", conta.
Hoje, dez anos depois da descoberta e sete após a cirurgia de implante coclear da filha, Délia é categórica ao afirmar que Beatriz César, 12, tem a mesma qualidade de vida de outras crianças. "Ela toca violão, joga futebol, canta no karaoke, faz tudo o que as outras crianças fazem."
Délia diz que Beatriz nunca teve problemas na escola. "Ela não sofre preconceito, tem autoconfiança. Quando eu quero explicar muito alguma coisa para ela, eu é que levo bronca", conta, rindo.
Fonte: Folha online
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
AASI DIGITAL NO RIO DE JANEIRO
terça-feira, 19 de janeiro de 2010
UM ANO DE ATIVADO....MAMÃE EU OUVI!!!
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
UM ANO DE MUITOS SONSSSS......
NOOOOSSA COMO PASSOU RÁPIDO E LÁ SE VÃO UM ANO DE MUITAS ALEGRIAS E
REALIZAÇÕES, MARCELO HOJE TEM UMA NOVIDADE A CADA DIA DE SUA VIDA....
CONSEGUE OUVIR A MINHA VOZ, CONSEGUE SABER QUANDO O PAI CHEGA EM CASA, A
CAMPAINHA TOCA ELE ATENDE A PORTA, FALA MAIS E MELHOR, ELE ESTÁ CONSEGUINDO SE
SUPERAR A CADA DIA MAIS E MAIS....
AMIGOS AGRADEÇO A TODOS VCS QUE ME AJUDARAM QUANDO ELE ESTAVA NO PROCESSO DE
AVALIAÇÃO E A DEUS QUE PERMITIU QUE MEU MARCELO HJ TIVESSE UMA NOVA VIDA....
ABRAÇOS EM TODOS....
BEIJOS ESTALADOS E COM MUIIIIIIITO SOM....
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
5º ano aí vamos nós.....

5º ano aí vamos nós.....
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
FESTA DOS 500 IMPLANTES COCLEARES
sábado, 24 de outubro de 2009
OS SONS ESTÃO CHEGANDO....

segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Ministério de Surdos

Deus seja adorado em toda sua pelintude........
Louvamos e exaltamos o seu santo nome.........
JESUS.....DEUS VERDADEIRO....
sábado, 26 de setembro de 2009
9 MESES DE IMPLANTADO.....

quinta-feira, 6 de agosto de 2009
INOSEL....


Uma escola que é referência no Rio de Janeiro em inclusão.
Crianças e jovens surdos e ouvintes sendo tratados de igual para igual, mostrando para a sociedade que somos todos iguais apenas diferentes em alguns aspectos, fico muito feliz e agradecida ao Senhor por permitir essa rica benção na vida de meus filhos....
Sabemos que é um caminho árduo, a distância e as horas de viagem, mas nada paga a felicidade que ví hj os dois brincando na quadra....
Farei sempre tudo que estiver ao meu alcance para ver meus filhos, minhas bençãos felizes.....E o que eu não puder fazer tenho certeza que o General de Guerra, que nunca perdeu uma batalha, irá guerrrar por nós....
A Deus toda honra e toda glória...........
Visitem o site do Inosel:
http://www.inosel.org.br/
CHEGOU..........
Obrigada Senhor, tu tens sido fiel em nossas vidas....
sábado, 1 de agosto de 2009
........ESTOU SEM OUVIR.....

ASSIM QUE VIVEMOS....
Convidamos a todos para o Festival Assim Vivemos 2009, que será realizado no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro de 04 a 16 de agosto. É com enorme alegria que enviamos em primeira mão a programação completa.
Com uma seleção de 24 filmes de 13 países (Argentina, Armênia, Bielorrússia, Brasil, Canadá, Coréia do Sul, EUA, França, Israel, Noruega, Polônia, Reino Unido e Rússia), o Assim Vivemos traça um belo panorama multicultural, enriquecendo o debate sobre o tema.
Na programação deste ano, predominam filmes centrados nos indivíduos: em suas subjetividades, sentimentos, ideias, conflitos familiares e dramas pessoais; refletindo uma tendência do documentário e da produção artística em todo o mundo.
Lavoro Produções Artísticas
Rua Bartolomeu Portela 50/106
Botafogo - Rio de Janeiro - Brasil
CEP: 22290-190
Tel./Fax: +55 21 2235 5255
Tel: +55 21 2235 5440
E-mail: festival2009@assimvivemos.com.brSite:
www.assimvivemos.com.br
Abaixo, os programas, horários e sinopses dos filmes:
PROGRAMAÇÃO ASSIM VIVEMOS 2009
PROGRAMA 1 92’Somos todos Daniel
PROGRAMA 2 90’Mundo Alas
PROGRAMA 3 81’Pindorama
PROGRAMA 4 80’Sentidos à flor da pele
PROGRAMA 5 75’Vozes de El Sayed
PROGRAMA 6 70’Sou surdo e não sabia
PROGRAMA 7 71’Sheri e Paul 11’Corações 60’
PROGRAMA 8 66’Dreznica 14’Como você ousa?! 52’
PROGRAMA 9 68’Ofensas verbais 26’As autoridades estão sempre certas 42’
PROGRAMA 10 79’Apenas o amor 25’Omar 54’
PROGRAMA 11 80’Passo a passo 28’Borovichok 52’
PROGRAMA 12 78’Mundo dos ingênuos 24’Jinok vai para a escola 54’
PROGRAMA 13 76’Vôo da cegonha 15’Ron 25’Simon 36’
PROGRAMA 14 74’Blues da Moça Cega 14’Os marginais 25’Sexo, deficiência e videotape 35’
Programação Rio de Janeiro - semana de 04 a 09 de agosto
Dia: Terça 04 / Quarta 05 / Quinta 06 / Sexta 07 / Sabádo 08 /
Domingo 0914h: PROGRAMA 1 / PROGRAMA 5 / PROGRAMA 6 / PROGRAMA 13 / Cinema Nacional Legendado* / PROGRAMA 516h: PROGRAMA 2 / PROGRAMA 7 / PROGRAMA 10 / PROGRAMA 11 / PROGRAMA 3 / PROGRAMA 618h: PROGRAMA 3 / PROGRAMA 9 seguido de DEBATE / PROGRAMA 8 seguido de DEBATE / PROGRAMA 12 / PROGRAMA 2 / PROGRAMA 720h: PROGRAMA 4 / PROGRAMA 14* / PROGRAMA 1 / PROGRAMA 11
Programação Rio de Janeiro - semana de 11 a 16 de agosto
Dia: Terça 11 / Quarta 12 / Quinta 13 / Sexta 14 / Sabádo 15 / Domingo 1614h: PROGRAMA 12 / PROGRAMA 9 / PROGRAMA 2 / PROGRAMA 3 / Não haverá sessão** / PROGRAMA 1316h: PROGRAMA 13 / PROGRAMA 10 / PROGRAMA 5 / PROGRAMA 4 / PROGRAMA 9 / PROGRAMA 1218h: PROGRAMA 8 / PROGRAMA 1 seguido de DEBATE / PROGRAMA 6 seguido de DEBATE / PROGRAMA 8 / PROGRAMA 14* / PROGRAMA 1120h: PROGRAMA 14* / PROGRAMA 7 / PROGRAMA 10 / PROGRAMA 8
* Programa indicado para maiores de 16 anos**
O projeto Cinema Nacional Legendado e Audiodescrito exibe o filme Sentidos à flor da pele***
Horário ocupado por outro projeto
SINOPSES DOS FILMES:
Somos todos Daniel (Dir. Jesse Heffring / Canadá / 92′) - PROGRAMA 1
No verão de 2007, estudantes da Escola Summit de Montreal, com deficiências intelectuais, emocionais e comportamentais, ensaiam uma complexa peça de teatro musical. A peça conta a jornada de um estudante com autismo que chega em uma nova escola. As belas e desajeitadas performances desses estudantes expõem uma profunda e perturbadora verdade. Eles não são diferentes de nós, não querem a nossa piedade, querem nos mostrar quem são, e ser compreendidos. O documentário acompanha os ensaios da peça, dando destaque a seis dos estudantes, seus pais e professores. Autismo, Aspergers, Síndrome de Down, TORCH Syndrome, A.D.D., suas manifestações e conseqüências são reveladas. Essa jornada, em que às vezes a ficção se mistura com a realidade, revela a beleza desse jovens, suas habilidades e o fascinante efeito de sua honestidade.
Mundo Asas (Dir. Leon Gieco,Sebastian Schindel, Fernando Molnar / Argentina / 90′) PROGRAMA 2
Este é um filme de estrada. Músicos, cantores, dançarinos e pintores; todos importantes artistas com diferentes capacidades e diferentes deficiências expressam suas visões de mundo, acompanhados pela voz, talento e experiência de Leon Gieco, numa turnê por várias cidades argentinas. Durante esse tempo, histórias de amor e relações humanas se revelam como prova de que a integração é possível. Uma maravilhosa experiência musical sobre superação de dificuldades e amor, que começa por nomear e reconhecer as pessoas por suas capacidades.
Pindorama (Dir. Roberto Beliner, Lula Queiroga e Leo Crivellare / Brasil / 81′) PROGRAMA 3
Uma família de circo como outra qualquer, que mora, vive e trabalha numa casa que anda. Assim é a vida de Charles, Zuleide, Gilberto, Cleide, Rogério, Claudio e Lobão, sete anões irmãos, descendentes do mítico palhaço Pindoba, “o menor e mais engraçado palhaço do mundo”. Juntos, eles formam o circo Pindorama, uma trupe que circula pelo sertão nordestino, despejando alegria, risos, nos dando aula de fraternidade e conquistando os corações do Brasil.
Sentidos à flor da pele (Dir. Evaldo Mocarzel / Brasil / 80′) PROGRAMA 4
Sentidos à Flor da Pele acompanha a rotina de vida de pessoas com deficiência visual que atuam de modo nada convencional no mercado de trabalho. Vivemos em um mundo cada vez mais dominado por imagens. A perda parcial ou total da visão promove um aprofundamento na fruição dos outros sentidos, que se tornam muito mais aguçados. O tema principal do filme são as capacidades, habilidades, inúmeras possibilidades de inclusão, também estímulos, compreensão e a luta contra todo tipo de preconceito.
Vozes de El-Sayed (Dir. Oded Adomi Leshem / Israel / 75′) PROGRAMA 5
No pitoresco deserto israelense de Negev encontra-se a aldeia beduína de El-Sayed, que possui o maior percentual de pessoas surdas do mundo. Lá, ninguém usa prótese auditiva, porque em El-Sayed a surdez não é considerada uma deficiência. Através das gerações, foi se desenvolvendo uma língua de sinais única, fazendo desta a língua mais usada nessa rara sociedade que aceita a surdez como algo tão natural quanto a vida. A tranqüilidade da aldeia é interrompida pela decisão tomada por Salim de mudar o destino de seu filho surdo e fazer dele um ouvinte por meio da operação de implante coclear.
Sou surdo e não sabia (Dir. Igor Ochronowicz / França / 70′) PROGRAMA 6
Por vários anos, Sandrine não sabia que era surda. Surda de nascença, ela é filha de pais ouvintes. Chegou a freqüentar a escola regular, e lá se perguntava como os outros compreendiam o que a professora estava tentando transmitir. Como uma pessoa surda descobre que pessoas se comunicam através de sons, que o movimento dos lábios que eles vêem produz palavras e comunicação? Esse documentário olha para a questão a partir de dentro, pela perspectiva de Sandrine e sua história verídica. Paralelamente ao relato da autonomia conquistada com a Língua de Sinais, o filme levanta a discussão sobre a conveniência do implante coclear e da oralização de crianças surdas.
Sheri e Paul (Dir. Anthony Di Salvo / EUA / 11′) PROGRAMA 7
Um casal faz reflexões pessoais sobre amor e casamento nesse singelo e tocante filme-retrato. Sheri Pearl e Paul Kiok, duas pessoas com deficiência intelectual, sentam em frente a câmera e, cada um a seu modo, falam com franqueza sobre seu relacionamento e os sentimentos que experimentam três meses depois de terem se casado.
Corações (Dir. Øyvind Sandberg / Noruega / 60′) PROGRAMA 7
Uma movimentada e reflexiva história sobre Kåre Morten, um jovem com Síndrome de Down, sua namorada e um amigo. Kåre e Maybritt ficam noivos, para o desespero de sua amável, mas intrometida mãe. Um dia Maybritt descobre que Kåre Morten não está usando sua aliança… E se instala o conflito. O filme acompanha alguns dias da vida de Kåre, em seu trabalho, nos momentos compartilhados com um amigo, que tem um temperamento diametralmente oposto ao seu, nos doces e por vezes conflituosos encontros com a namorada e nas difíceis conversas com sua mãe.
Dreznica (Dir. Anna Azevedo / Brasil / 14′) PROGRAMA 8
Dreznica é o lugar onde a neve encontra o mar. Os dias são repletos de estrelas; as noites, banhadas de sol. Mas somente não vendo é que conseguimos percebê-la. Um ensaio documental construído com antigos filmes Super 8. Uma viagem lírica através das imagens e sensações reveladas pela memória e pelos sonhos das pessoas cegas.
Como você ousa?! (Dir. Lizka Assa e Uri Shin / Israel / 52′) PROGRAMA 8
Nada poderia impedir Hanni de realizar seus sonhos, nem mesmo uma doença neurológica fatal com o diagnóstico de apenas mais dois anos de vida. Ela luta contra o sistema, supera as dificuldades financeiras e constrói uma nova carreira. O filme “Como você ousa?!” acompanha uma mulher forte e inspiradora em sua atribulada jornada, e mostra seu encontro com o físico Stephen Hawking, que foi atingido pela mesma doença. Ao longo dessa “segunda metade” de sua vida, duas magníficas surpresas deixam todos à sua volta perplexos e eufóricos.
Ofensas verbais (Dir. Jerry Smith / EUA / 26′) PROGRAMA 9
Um grupo de ativistas com deficiência intelectual reagem ao uso da palavra ” Celebretard”, um trocadilho que mistura “celebridade” com “retardado”, que um grupo de teatro de Mineápolis inadvertidamente inventou para batizar uma cerimônia supostamente positiva. O grupo dá voz a um grande número de cidadãos e discute questões de adequação de linguagem e direitos humanos.
As autoridades estão sempre certas (Dir. Sapna Ramnani / Reino Unido / 42′) PROGRAMA 9
Educação é um direito humano fundamental e crianças com deficiência não deveriam ser discriminadas, segregadas ou marginalizadas. Esse documentário conta a história de Nihal Armstrong, um menino com paralisia cerebral que, com um diagnóstico equivocado sobre suas dificuldades de aprendizagem, perdeu alguns de seus primeiros anos numa instituição de ensino pouco estimulante. Esse filme mostra o que acontece quando a autoridade da Educação Pública se engana. O filme apresenta um critica contundente ao sistema educacional que falhou cabalmente em sua missão de trazer igualdade para a educação
Apenas o amor (Dir. Vardan Abelyan / Armênia / 25′) PROGRAMA 10
O documentário “Only Love” fala sobre três meninos com deficiência entre 10 e 13 anos, Ashot, Narek e Levon. Seus pais contam como eles se desenvolvem em seus estilos de vida limitados e superam todas as dificuldades devido ao grande amor que eles recebem e devolvem para as pessoas ao redor. Assim como com todos os seres humanos, apenas o amor e o afeto dão aos garotos autoconfiança e serenidade para encarar a realidade.
Omar (Dir. Rita Lalaou, Patrice Barrat / França / 54′) PROGRAMA 10
Omar Koussih tem 19 anos e sofre de amiotrofia espinhal. Ele mora em Rabat, capital do Marrocos, com sua família, e usa a maior parte de seu tempo para escrever poemas. Na primavera de 2007, Omar escreveu para a TV Madmundo pedindo ajuda para promover os Direitos das Pessoas com Deficiência. Assim se inicia a história do filme: “Omar: Você Aceita Minha Deficiência?” Educação, trabalho, acesso às necessidades do dia-a-dia… o filme trata de todos esses assuntos enquanto acompanha Omar em sua pesquisa pelo Marrocos, França, Japão e Estados Unidos. E no caminho, Omar viu um de seus sonhos se realizar: assistiu ao vivo um jogo do Barcelona em seu próprio estádio, e conheceu pessoalmente alguns dos jogadores da equipe.
Passo a passo (Dir. Marcin Pieczonka / Polônia / 28′) PROGRAMA 11
Três adolescentes italianos estão em Mielno, no norte da Polônia. Todo dia, vestindo equipamentos especialmente desenhados para reabilitação, eles praticam a caminhada, passo a passo, no centro de reabilitação em Mielno especializado em paraplegia. Embora estando numa situação difícil, Serena, Genny e Gianluca mantêm a esperança, o senso de humor e a alegria de viver.
Borovichok (Dir. Serguei Loukiantchikov Bielorrússia e Polônia / 52′) PROGRAMA 121
Andreika nasceu com deficiência física e mental e sua mãe o abandonou num orfanato onde ele viveu por cinco anos. Depois disso, sua mãe o trouxe de volta para casa, onde ele é a sexta criança da família. Eles vivem em uma pequena aldeia da Bielorússia onde Andreika sente-se feliz agora.
Mundo dos ingênuos (Dir. Tofik Shakhverdiev / Rússia / 24′) PROGRAMA 12
Esse filme compara e contrasta a noção de deficiência da Velha Rússia, a de que as pessoas com deficiência estavam perto de Deus, com uma realidade atual bem mais cruel: frequentemente, pessoas com Síndrome de Down não são permitidas na igreja. Por que a sociedade não esta pronta para aceita-los? Esse filme fala sobre pessoas ingênuas e gentis, que vivem num mundo paralelo, partindo, esteticamente, de um belíssimo quadro da Santa Ceia pintado com modelos com Síndrome de Down posando no lugar dos personagens bíblicos.
Jinok vai à escola (Dir. Jin-yeu KIM / Coréia do Sul / 54′) PROGRAMA 12
O filme focaliza a vida da família de Jin-ok depois de se casar, dar a luz e criar sua filha Seo-kyoung. Fazer um documentário sobre o progresso de um único indivíduo é um processo lento que, nesse caso, permitiu ao diretor registrar a intimidade da vida do casal com sua filha. Jyn-ok, uma mãe típica que deseja educar bem sua filha, faz um esforço para se transformar numa corretora de seguros e uma conselheira para assuntos de violência sexual contra mulheres com deficiência. O documentário ajuda espectadores sem deficiência a se livrarem da piedade ou preconceito que possam ter em relação às pessoas com deficiência e dá a estas um estímulo ao mostrar a vida ativa de Jin-ok.
O vôo da cegonha (Dir. Laly Cataguases / Brasil / 15′) PROGRAMA 13
Criança surda vê seu espaço ameaçado com a chegada do irmãozinho. Inspirado no filme “O bebê e a cegonha”, de 1911, de D. W. Griffith, precursor do cinema narrativo nos Estados Unidos.
Ron (Dir. Amnon Haas / Israel / 25′) PROGRAMA 13
Ron está apaixonado por Tamar, mas está com dificuldade de tomar a iniciativa. Ele é um adolescente que tem algumas dificuldades que a maioria das pessoas não têm. É a primeira semana de aula e Ron gagueja na classe, envergonhado com seus novos colegas de escola, inclusive com Tamar. Trancado em seu quarto, ele pensa em novas estratégias. No dia seguinte, vai tentar superar seus dois medos: o de falar e o de Tamar.
Simon (Dir. Régis Roinsard / França / 36′) PROGRAMA 13
Simon, um rapaz tetraplégico de vinte e cinco anos, vive com sua mãe. Seus destinos parecem estar ligados para sempre: Simon quer sua independência tanto quanto a de sua mãe. Mas antes de conquistá-la, passa por algumas experiências um pouco radicais, como enfrentar, só com sua cadeira, a estrada perto de sua casa e estudar as estrelas de um modo inusitado.
Blues da moça cega (Dir. Dena Diamond / EUA / 14′) PROGRAMA 14
O filme mostra as experiências e atribulações de uma mulher cega em seus encontros românticos e em sua carreira de atriz ainda iniciante. O filme é recheado de música, dança, garotas lindas, rapazes sexy e um “gata” cega. Os cômicos contratempos têm como base a idéia subliminar de que “tudo é possível”
Os marginais (Dir. Ian Clark / Reino Unido / 25′) PROGRAMA 14
Uma garota apaixonada, um pop star em perigo, uma gang a caminho… Alguém vai se dar mal! Uma comédia policial bizarra, com elenco de atores britânicos com deficiências variadas (um deles é o protagonista do curta O Ovo, exibido no Festival Assim Vivemos 2005).
Sexo, deficiência e videotape (Dir. Salome Chasnoff / EUA / 35′) PROGRAMA 14
O documentário Sexo, deficiência e videotape foi criado num workshop da Beyondmedia, onde “As Poderosas Fe Fes”, um grupo de mulheres com idade entre 16 e 24 anos e diferentes deficiências, nos leva através de uma perspicaz investigação até algumas verdades sobre sexo e deficiência. O grupo se informa sobre sexo a partir de várias perspectivas, conversando com ativistas e estudiosos. O espectador acompanha a história do namoro de um casal formado por uma mulher com deficiência e seu namorado sem deficiência e conhece detalhes de um namoro que junta deficiência com jantares a luz de velas!
DEBATES NO RIO DE JANEIRO:
EDUCAÇÃO ESPECIAL, HISTÓRICO E POLÍTICAS – Quarta, 05 de agostoMotivado pelo filme As autoridades estão sempre certas
ACESSIBILIDADE PARA LIMITAÇÃO MOTORA – Quinta, 06 de agostoMotivado pelo filme Como você ousa?!
AUTISTA E ARTISTA – Quarta, 12 de agostoMotivado pelo filme Somos todos Daniel
SURDO: SINALIZADO OU ORALIZADO – Quinta, 13 de agostoMotivado pelo filme Sou surdo e não sabia (e também por Vozes de El-Sayed)
Em breve, no site do festival, todos os nomes dos convidados confirmados para os debates:
www.assimvivemos.com.br
Centro Cultural Banco do Brasil
Av. Primeiro de Março, 66.
Tel. 3808-2020
terça-feira, 7 de julho de 2009
SIMPÓSIO DE IMPLANTE COCLEAR 2009.
DATA: 12 de setembro de 2009
LOCAL: AUDITÓRIO DO HOSPITAL DA LAGOA
ORGANIZAÇÃO: RIOIMPLANTECOCLEAR. 1ª CHAMADA
EQUIPE:
Dr. Arthur Castilho
Dr. Anderson Souza Santos
Dr. Everton de Souza Ameno
Dr. Leopoldo Simões
Fga. Jordelina Montalvão Corrêa
Fga. Leny Meirelles
Fga. Nilza Pelegrim
Fga. Patrícia Escarlate Coelho Neto
INSCRIÇÕES GRATUITAS pelos sites :
http://www.lenymeireles.com.br/
http://www.institutopelegrim.com.br/
www.jordelina.fono.nom.br
PROGRAMAÇÃO
HORÁRIO: 08:30 às 14:30 horas
08:30 hs – Entrega de Materiais
09:00 hs – RIO IMPLANTE COCLEAR
Palestrante: Dr. Arthur Castilho
09:15 hs – Depoimentos de Paciente do Rioimplantecoclear
Palestrante: Kátia Verônica Martins Pires
09:30 hs – Avanços Tecnológicos na área da surdez
Palestrante: Dr. Arthur Castilho
10:00 hs – Prótese Auditiva e Implante Coclear: Quando Usar?
Palestrante : Fga. Nilza Pelegrim
10:30 hs – Avaliação Médica Pré-operatória de Implante Coclear
Palestrante: Dr. Arthur Castilho
11:00 hs – Coffee Break
11:30 hs – Avaliação Fonoaudiológica Pré-operatória de Implante Coclear
Palestrante: Fga. Jordelina Montalvão Corrêa
12:00 hs – Técnica Cirúrgica de Implante Coclear
Palestrante: Dr. Anderson Santos
12:30 hs – Atuação Médica Pós-operatória de Implante Coclear
Palestrante: Dr. José Leopoldo Simões
13:00 hs – Atuação Fonoaudiológica Pós-operatória de Implante Coclear
Palestrante: Fga. Patrícia Escarlate
13:30 hs – Habilitação e reabilitação auditiva.
Palestrante: Fga. Leny Meirelles
14:00 hs – Depoimento de pai de usuário de implante coclear
Palestrante:
14:15 hs – Suporte aos Implantados: Associação dos Deficientes Auditivos,
Pais, Amigos e Usuários de Implante Coclear (ADAP)
14:30 hs – Encerramento
sábado, 27 de junho de 2009
"CONFRATERNIZAÇÃO HCFMUSP 2009"
Marcelo e Camile no avião fizeram uma farra no café da manhã.
Chegamos na FORL e logo Camile foi chamada e em seguida Marcelo.
Ana Teresa ficou feliz com os avanços que Marcelo obteve ao longo de 6 meses de implantado, porém precisa de mais treino.
Acabamos a consulta fomos ao HC, Elisa precisava refazer o cartão de Camile, foi uma comédia estava cheio e enquanto Camile não deu um "PITI" não fomos atendidos, ela começou a chorar pronto rapidinho a moça atendeu Elisa.
Isso já eram 12 h, fomos almoçar, as crianças comeram bem graças a Deus, fomos procurar um hotel para descansar, entramos numa loja e as crianças viram uma estátua engraçada, foi uma risadajem só, rsrsrs....
Chegamos ao Hotel, não tinha vaga !!!!!
Pegamos um táxi e fomos onde eu achava que era a festa isso já eram 14 h, " ai nosso pezinho cansado "
Chegamos lá, lá não era a festa, seria no outro prédio novo....
Ufa..... Mas vamos lá, chegamos na FORL, lindo um prédio novo e muito espaçoso, foi linda a palestra, o Drº Robinson Koji passou um vídeo lindo, falando do trabalho da fundação, encontramos muitos amigos, Tati e JL, Gil e Walter da Politec, conheci pessoalmente Graziela, Larissa e Marcus uma família linda, Glauciane estava lá com sua lindinha, conheci também uma família de fortaleza e uma de Manaus.
Foi tudo lindo e agradável, Deus é lindo....
Nos proporciona grandes alegrias.....
Pude falar de minha vda cm meu Marcelo.
Foi lindo meu depoimento....
Fui convidada a fazer um depoimento que em breve vai virar um documentário do HC....
TODA HONRA E TODA GLÓRIA SEJA DADA AO SENHOR.
quinta-feira, 11 de junho de 2009
UM DIA FELIZ....



quarta-feira, 27 de maio de 2009
IC + AASI, UMA NOVA EXPERIÊNCIA...
quarta-feira, 6 de maio de 2009
AVALIAÇÃO MIGUEL & EMANUEL.

sexta-feira, 17 de abril de 2009
" O IC JÁ FAZ PARTE DE SEU CORPO"

quinta-feira, 2 de abril de 2009
FIC- ENCONTRO NACIONAL NO RIO DE JANEIRO

Olá amigos!